O programa RespirAR ultrapassou, em 2024, a marca de mais de meio milhão de atendimentos realizados. Os acompanhamentos de fisioterapia lideram a lista de registros com mais de 212 mil serviços em três anos, seguido pelos acompanhamentos de Educação Física e Enfermagem.
“O RespirAR é uma importante ferramenta de combate ao sedentarismo. Esse número alcançado é um marco que reflete o compromisso do Governo do Amazonas em promover saúde e bem-estar para nossa população, incluindo a melhor idade”, afirma o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
O programa oferece serviços de reabilitação e melhoria da qualidade de vida por meio da fisioterapia e atividades físicas com ações de exercício funcional, pilates e mobilidade articular. Desde 2021, o RespirAR já atendeu 100 mil integrantes e tem como principal objetivo o combate ao sedentarismo.
“Eu estava toda travada. Sou hipertensa, tenho osteopenia nos ossos, hipertireoidismo, e tudo isso melhorou bastante depois que comecei a fazer os exercícios aqui na Vila Olímpica. Foi melhorando muito minha saúde e também minha autoestima. É algo muito importante para nossa saúde e nosso bem-estar”, Leila Fontes, integrante do programa RespirAR.
De janeiro a agosto de 2024, o RespirAR atingiu a marca de 125.640 atendimentos realizados, representando um aumento proporcional de 91,48% em comparação aos três anos anteriores. Mantendo a média, a expectativa é de que o ano feche com a marca de mais de 188 mil acompanhamentos feitos pelo programa. Com informações de Agência Amazonas.