De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, após os temporais dos últimos dias, o estado tem 865 pessoas fora de casa. O dado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (26/9) e foram contabilizados desde o último sábado (21/9).
O número representa um aumento de seis pessoas (novos desabrigados em Pelotas) em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta (25/9).
Veja lista dos municípios com pessoas desabrigadas:
- Bagé, na Campanha — 26 desalojados
- Barão do Triunfo, na Região Carbonífera — 2 desalojados
- Camaquã, no Sul — 500 desalojados e 200 desabrigados
- Cerrito, no Sul — 40 desabrigados
- Dom Pedrito, na Campanha — 4 desabrigados
- Lavras do Sul, na Região Central — 4 desalojados
- Pedro Osório, no Sul — 20 desalojados e 24 desabrigados
- Pelotas, no Sul — 8 desalojados e 19 desabrigados
- Rio Grande, no Sul — 18 desabrigados
- Total — 560 desalojados e 305 desabrigados
Conforme a Defesa Civil, 31 municípios relataram algum tipo de dano. Segundo a entidade, em sua maioria, são situações como destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores e postes.
Alerta para tempestades
Até o meio-dia desta quinta-feira (26/9), também estão válidos três alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois deles laranja e um vermelho.
De acordo com o alerta mais recente, emitido na noite de quarta-feira (25/9), há possibilidade de até 100 milímetros de chuva por dia, com rajadas intensas de vento, de até 100 km/h, e queda de granizo. O comunicado abrange cidades como Erechim, Passo Fundo, Três Passos, Horizontina, Caxias do Sul, Vacaria e Torres.
O outro aviso laranja de tempestade foi emitido na manhã de quarta e envolve boa parte do Estado. Municípios como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Rio Grande estão dentro da área sinalizada.
Ambos apontam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O terceiro alerta indica grande perigo de acumulado de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia nas regiões Carbonífera, Central, Sul e Fronteira Oeste. O aviso abrange cidades como Pelotas, Santa Maria, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul e Tapes.
Nesses locais, há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco, conforme o Inmet.