Sergey Bobok/ AFP

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingida por um bombardeio russo durante a madrugada deste sábado (7/6). Ao menos três pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas durante o ataque que, segundo o prefeito local, Ihor Terekhov, foi o maior desde o início da guerra.

A Rússia teria lançado 48 drones, dois mísseis e quatro bombas aéreas na cidade, disse Terekhov.

O que se sabe:

  • Prédios e casas de Kharkiv foram atingidos pelo bombardeio.
  • De acordo com o prefeito, um bebê e uma garota de 14 anos fazem parte dos feridos.

Kharkiv fica localizada a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia. A cidade, com 1,4 milhão de habitantes, já foi atingida por outros bombardeios russos durante a guerra, que começou em fevereiro de 2022.

Ucrânia pede reação dos aliados

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nessa sexta-feira (6/6) aos seus aliados que reajam de forma “decisiva” após a série de ataques lançados pela Rússia em toda a Ucrânia. Segundo Zelensky, mais de 400 drones e 40 mísseis atingiram o território ucraniano durante a noite desta quinta-feira (5/6).

“A Rússia deve ser responsabilizada. Desde os primeiros minutos desta guerra, eles bombardearam cidades e vilarejos para destruir vidas”, disse Zelensky. “Chegou a hora de os Estados Unidos, a Europa e o mundo pararem juntos esta guerra pressionando a Rússia”, acrescentou em uma mensagem nas redes sociais.

Após uma conversa por telefone com Vladimir Putin nessa quarta-feira (4/6), Trump havia alertado que Moscou planejava retaliar o ataque ucraniano do fim de semana contra bombardeiros russos, a milhares de quilômetros da fronteira.

A Operação Teia de Aranha desencadeou um ataque ucraniano coordenado contra bases aéreas militares russas.

O bombardeio russo da última noite contra a Ucrânia, realizado com drones e mísseis balísticos, matou pelo menos quatro pessoas em Kiev.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorIsrael devolve corpo de refém tailandês do Hamas preso em Gaza
Próximo artigoPrefeitura de Manaus intensifica obras no complexo viário Rei Pelé com equipes qualificadas e múltiplas frentes de trabalho