Reprodução/Divulgação: CNN

Com shows, quadrilhas e comidas típicas, o São João da Bahia 2025 vai acontecer em mais de 280 municípios. Algumas cidades cancelarem o evento por falta de verba. Mas segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), mais de dois milhões de visitantes devem movimentar a festa no estado. Os festejos juninos de Santo Antônio, São João e São Pedro devem estimular mais de R$ 3 bilhões na economia, além de gerar emprego e renda.

A festa deste ano foi lançada esse final de semana pelo Governo do Estado e destacou a promoção de pequenos municípios para que tenham o evento valorizado.

A pasta informou que o evento foi promovido em encontros com operadores turísticos e agentes de viagem dos principais mercados emissores de visitantes nacionais para a Bahia: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

“O São João é a maior manifestação cultural do povo nordestino, e é aqui na Bahia que ele tem a sua maior expressão. O governo está atento a esta festa, porque ela valoriza a nossa cultura, aumenta a autoestima da população e movimenta a economia”, disse o secretário Maurício Bacelar.

O governo ainda anunciou as ações prioritárias, que envolvem reforço na segurança, transporte, plantões na área da saúde e dos direitos humanos, além de uma ampla programação cultural e gratuita no interior.

Capital

Já Salvador vai ser palco de um novo projeto focado nos festejos juninos.

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) vai lançar o “Arraiá da Prefs 2025 – O São João do Coração da Cidade”, que transforma o Centro Histórico em um arraial junino com 13 dias consecutivos de festa, com atividades culturais, música, gastronomia, dança e brincadeiras.

O lançamento será na sexta-feira (6), primeiro dia dos festejos.

O Arraiá tem como objetivo valorizar as tradições e manifestações locais, como o forró, o samba junino, as quadrilhas, o artesanato e a culinária típica. O evento vai acontecer até o dia 18 de junho, sempre das 17h às 22h, com acesso gratuito.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorLula não descarta desvincular salário mínimo de benefícios sociais
Próximo artigoInfluenciador Hytalo Santos é investigado por aliciamento de menores; saiba quem é