A partir da próxima segunda-feira (6/5), dez escolas estaduais de Parintins começam a ser revitalizadas com pintura geral, reparos e serviços de manutenção. No total, serão 19 escolas atendidas. O pacote de intervenções é uma determinação do secretário de educação, Luiz Castro, que na última semana enviou uma equipe da Gerência de Manutenção (Geman) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) para alinhar as ações com a Coordenadoria Regional do município.

Até o final do primeiro semestre, o objetivo é finalizar as dez primeiras escolas a serem atendidas com pintura geral, recuperação da rede elétrica e reparos estruturais. “Estamos priorizando as escolas que encontramos em situação mais precária. Algumas, como é o caso de muitas outras encontradas em todo o estado, estavam há anos solicitando serviços da Seduc-AM e não foram atendidas”, explicou o titular da Secretaria, Luiz Castro.

Inicialmente, receberão pintura geral as escolas estaduais Suzana de Jesus Azedo, Anderson de Menezes, Dom Gino Malvestio, Tomaszinho Meirelles, João Bosco, Senador Álvaro Maia, Geny Bentes, Irmã Sá, ETI Brandão de Amorim e Colégio Nossa Senhora do Carmo. As demais escolas serão pintadas no segundo semestre de 2019. Os serviços de manutenção já serão executados em todas as unidades.

A coordenadora regional de Parintins, Keila Nogueira, destacou que os serviços serão executados sem a necessidade de paralisação das aulas. “Todo o trabalho vai ser feito de maneira paralela, para não ter nenhum prejuízo às aulas. Vamos organizar o calendário da melhor maneira possíve”, ressaltou.

Ceti Parintins – Além das 19 unidades de ensino, está incluso no pacote de intervenções o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves. A unidade é a única nesse modelo no município e, desde sua inauguração, em 2011, não recebia intervenções diretamente na estrutura. Os reparos emergenciais iniciaram em março deste ano, com previsão para finalizar em junho. O Ceti também está recebendo melhorias na rede elétrica e no telhado. Além disso, as ações da Seduc-AM irão reparar paredes trincadas, janelas danificadas, troca do forro, pinturas, dentre outros consertos emergenciais.

Reparos emergenciais – Desde que assumiu, a atual gestão da Seduc-AM tem trabalhado uma força-tarefa para dar assistência às escolas estaduais. A Geman já atendeu cerca de 300 escolas que necessitavam de reparos emergenciais. “Muitos estabelecimentos de ensino estavam há anos solicitando algum tipo de recuperação ou suporte da secretaria e não tinham o retorno positivo”, ressaltou Luiz Castro.

Artigo anteriorManaus amplia ações de fomento ao empreendedorismo e geração de emprego e renda
Próximo artigoLacc busca novos parceiros para ampliar ações no Amazonas