Divulgação/Sefaz-Am

Como parte de um esforço para ampliar a regularização fiscal de alguns dos principais setores econômicos do estado, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) reuniu representantes das indústrias de ferro e aço na manhã de terça-feira (24/09), para discutir questões relacionadas a declarações fiscais, sistemas de controle e compliance (adequação à legislação vigente).

O secretário da Receita da Sefaz, Dario Paim, explicou uma série de ações, ajustes e procedimentos que a secretaria vem adotando a fim de diminuir as inconsistências na declaração fiscal dos contribuintes, visando uma maior regularização fiscal e segurança jurídica para a atividade econômica.

Um dos principais pontos em discussão foi a necessidade de reenquadramento de produtos e insumos utilizados pela indústria para fins de tributação, devido ao grande número de declarações apresentadas com inconsistências, gerando custos para a atividade econômica.

O secretário da Receita também anunciou a implementação de novos sistemas, como o rating de contribuintes, que permitirá a auto-declaração tributária para empresas que atingem determinada pontuação relacionada a critérios de boas práticas fiscais, e se colocou à disposição das empresas para sanar dúvidas e estabelecer um diálogo mais direto entre o fisco e os contribuintes.

A chefe do Departamento de Controle de Entrada de Mercadorias (Decem), Andrea Corado, explicou como os contribuintes podem realizar a solicitação de Reanálise de Tributação, inserindo os insumos constantes no processo produtivo de seus produtos, a fim de isenção tributária, de acordo com a legislação aplicável às operações na Zona Franca de Manaus.

Via de mão dupla

De acordo Dario Paim, a ação faz parte de um planejamento de gestão fiscal que tem como objetivo estimular uma maior adequação à legislação vigente, o chamado compliance, com benefícios tanto para as empresas quanto para o fisco.

“Ao mesmo tempo que a gente vem fazendo ações como essa de hoje, que tem o cunho de esclarecimento, de explicação, de colocar a equipe técnica à disposição para auxiliar (as empresas), ela visa regularização e, por uma via indireta também, um eventual aumento de arrecadação”, declarou Paim. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorExposição ‘Banho de Rio’, de Paulo Desana, estreia na Galeria do Largo
Próximo artigoEm Nova York, Amazonastur participa de exposição que retrata a diversidade da Amazônia Brasileira