A Seleção Brasileira de futsal está em contagem regressiva para embarcar para o Uzbequistão, onde será realizada a Copa do Mundo. A equipe, sob o comando do treinador Marquinhos Xavier, está na reta final de preparação no Instituto Philippe Coutinho, no Rio De Janeiro. O foco nos treinos tem sido aprimorar a velocidade e a intensidade.
Marquinhos Xavier destaca a importância deste ciclo final de preparação, que visa aumentar a dinâmica do trabalho da equipe.
“Nós tivemos a possibilidade de enfatizar e aumentar a dinâmica do trabalho. Aqui, trabalhamos com muito mais velocidade, realizando os mesmos exercícios anteriores, mas em uma intensidade muito maior. Isso nos prepara de maneira mais próxima da realidade de jogo”, afirma o treinador.
“Com 18 dias restantes até o início do Mundial, a comissão técnica ainda planeja atividades para melhorar a dinâmica da equipe e avaliar a resposta técnica e fisiológica dos atletas”, explica.
Na avaliação de Marquinhos Xavier, os atletas já demonstram uma evolução significativa. “Estamos vendo uma mudança de comportamento dos atletas, que têm se mostrado mais maduros e preparados para a competição. A repetição das convocações ao longo de quase três anos tem trazido segurança aos jogadores, que agora se sentem parte fundamental da seleção.”
Entre os convocados, o ala Marcênio se destaca por sua longa trajetória e experiência. Após 14 anos defendendo a seleção brasileira, ele está prestes a disputar sua primeira Copa do Mundo. Marcênio já participou de dois ciclos de preparação e esteve presente nos mundiais anteriores, mas não integrou as listas finais.
Ele não esconde a emoção por, finalmente, viver esse momento. “A emoção é muito grande. Estar na lista da seleção brasileira para o Mundial é uma sensação maravilhosa. Vou tentar contribuir da melhor maneira possível”, declara.
Marcênio também reflete sobre a importância de estar em sua melhor forma física e mental para o torneio. “A Copa do Mundo é um torneio rápido, com apenas sete jogos. É essencial estar no melhor momento físico e mental para ajudar a equipe a conquistar o título mundial”, ressalta o ala.
Com a equipe se preparando intensamente e com a confiança crescente, a seleção brasileira de futsal está focada em buscar o hexa no Mundial. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia.
O Brasil estreia no dia 14 de setembro contra Cuba na cidade de Bukhara. Três dias depois o Brasil volta a entrar em quadra, mas desta vez contra a Croácia. O último desafio da fase de grupos será contra Tailândia. Com informações de D24am.