
A Prefeitura de Manaus , por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 5/6, o segundo e último dia de atividades da “Semana do Regulado”, no auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins (UniNiton Lins), no bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade.
O evento, que neste ano chega a sua terceira edição, busca aproximar-se da Visa Manaus do empresário da capital amazonense, para prestar orientações e esclarecimentos e divulgar as boas práticas sanitárias, contribuindo para a saúde e segurança da população.
Para o subsecretário Isaac Tayah, que responde pela Visa Manaus, uma semana ofereceu uma oportunidade especial para o diálogo, uma troca de experiências e a atualização do aprendizado sobre as regulamentações sanitárias.
“Mais uma vez, a Visa Manaus se coloca à disposição da população para compartilhar o conhecimento sobre as boas práticas. Temos a certeza de que as ações educativas, como a Semana do Regulado, têm um impacto tão importante para o reforço da segurança da população quanto às ações de fiscalização e intervenção também empreendidas pela nossa Vigilância”, afirmou.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, assinalou que a “Semana do Regulado” é um evento que fortalece o compromisso das equipes de vigilância sanitária com a saúde coletiva.
“Buscamos alcançar todos os segmentos da atividade econômica em nossa cidade, dos pequenos comerciantes aos gestores das grandes empresas, para garantir que todos estejam a par das melhores práticas sanitárias, entregando produtos e serviços com qualidade e confiabilidade à população”, completa.
A programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, que promove palestras voltadas para produtores e comerciantes de vegetais. O gerente da Gevali, Ricardo Celestino, iniciou sua explicação fazendo um resumo das atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento de sua Gerência.
Em seguida, dois especialistas abordaram a importância da rastreabilidade para o manejo e comércio de vegetais. O fiscal sanitário Augusto Kluczkovski, da Gevali, falou sobre as normas regulatórias mais recentes sobre o tema.
O pesquisador Patrick Carneiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contribuiu com o evento mostrando seu estudo do uso de soluções digitais para facilitar o rastreio dos alimentos cultivados por pequenas produções rurais do estado.
Também houve uma sessão de perguntas e respostas para o público e uma dinâmica especial: alguns membros da plateia foram selecionados para simular uma situação de fiscalização em um comércio de alimentos; vários cenários, de estabelecimentos em total conformidade com vários tipos de infrações, foram encenados na dinâmica, para dar uma ideia de como é a atividade fiscalizatória realizada por Gevali.
A edição deste ano da Semana do Regulado teve uma programação de dois dias de atividades, a carga de suas quatro gerências: Vigilância de Alimentos (Gevali), Vigilância de Medicamentos (Gevmed), Vigilância de Serviços (Gevser) e Engenharia Sanitária (Gengs).
Nesta quarta, 4/6, as atividades foram divididas nos turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, a Gevser e a Gengs realizaram uma programação conjunta, voltada ao setor de serviços odontológicos. Uma série de apresentações, sob o tema unificador “Perspectiva da regulação das boas práticas de funcionamento dos serviços que prestam assistência odontológica”, foi ministrada por especialistas da Visa Manaus e convidada.
Um resumo do trabalho realizado pela Visa Manaus na área de serviços odontológicos; uma discussão sobre normas éticas da atividade, a cargo do representante do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM), Michele Ferreira; e as novas regulamentações vigentes sobre equipamentos e instalações físicas para a prática da medicina odontológica também integraram a programação.
Paralelamente às apresentações no auditório Vânia Pimentel, a Gerência de Vigilância de Serviços também promoveu dois workshops simultâneos em salas próximas: “Esclarecimentos sobre os serviços de estética e atendimento às normas sanitárias aplicáveis a esses serviços” e “Boas práticas de funcionamento para os serviços de endoscopia com foco na avaliação do risco potencial”.
Já tarde, foi desenvolvida uma programação pela Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), que desenvolveu o tema “A importância do farmacêutico na gestão dos processos e insumos”.
A farmacêutica e bioquímica Suely Chagas, especialista com longa experiência na área, abordou os desafios para a atuação profissional nos dias de hoje, bem como a importância fundamental da categoria para a rede de saúde. O público também teve a oportunidade de participar de uma sessão de perguntas com um profissional, onde várias dúvidas foram esclarecidas.