A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza, nesta quinta-feira, 05, a 3ª edição do Projeto Viver com Saúde, voltado para estimular práticas saudáveis e mudanças de comportamento, além de disponibilizar serviços de saúde para a população. A atividade acontecerá no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandú com a Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, das 16h às 21h.

A população de Manaus terá acesso a serviços como realização de mamografia e preventivo, testagem rápida para HIV, vacinação antirrábica, teste de dependência à nicotina, acompanhamento do Bolsa Família, ginástica, jump, aeroboi, step, pilates, Qi-Gong, capoeira, atividades lúdicas (cama elástica, perna de pau, corda e corrida de saco), tênis de mesa, futsal, basquete, treinamento funcional e circuito (quadra de areia), caminhada orientada e passeio ciclístico.

A programação também inclui sensibilização sobre educação ambiental e no trânsito, saúde da população negra, prevenção de acidentes domésticos, prevenção no controle do tabagismo, orientação nutricional, palestra sobre saúde bucal, avaliação antropométrica (peso e altura), aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, massagem de Shantala para bebês, orientação e divulgação dos serviços das Redes Psicossocial e de Cuidados da Pessoa com Deficiência, entre outras atividades.

Esta será a última edição do projeto em 2013 e contará com a parceria de outras instituições e de secretarias da Prefeitura de Manaus, entre elas, Semjel, Semulsp, Manaustrans, Manauscult, FVS, UEA Cidadã, Nilton Lins, Corpo de Bombeiros, UFAM, Polícia Militar, Academia GoodS’tar e Pedala Manaus.

De acordo com a chefe do Setor de Educação em Saúde e Mobilização Social, Keinirlange Marques, esta edição do Viver com Saúde servirá de iniciativa piloto para a reformulação do projeto para 2014. “Teremos cinco edições do Viver com Saúde no ano que vem, sendo cada uma em uma região diferente da cidade – Norte, Sul, leste, Oeste e Rural. Essa reformulação do projeto vai permitir que as ações desenvolvidas na Semsa para a população tenham maior representatividade e efetividade nos eventos do Viver com Saúde”, explicou Marques.

Artigo anteriorAPAE Manaus será homenageada pela Câmara Municipal no próximo dia 11
Próximo artigoTeste rápido de HIV deve ser vendido nas farmácias a partir de fevereiro