O senador Eduardo Braga (MDB/AM) comemorou a decisão do governo Lula de pagar auxílio emergencial de R$ 2.640,00, em parcela única, aos pescadores artesanais do Amazonas e dos demais estados do Norte afetados pela histórica seca.

A medida beneficia pescadores cadastrados no seguro defeso de 49 municípios amazonenses que estão em “situação de emergência”.

“Sem dúvida alguma, essa iniciativa representará um alívio a uma parte significativa dos que dependem dessa atividade para sobreviver”, afirmou o parlamentar por meio das redes sociais.

Prosseguiu Eduardo: “Que o cronograma e os demais critérios do pagamento sejam logo divulgados. Quem tem fome e passa por tantas privações em meio à maior estiagem da história tem pressa”.

Impulso – O repasse direto dos recursos à categoria deve impulsionar o comércio local de cada um dos municípios, já que os pescadores vão reabastecer suas dispensas com alimentos, água potável e medicamentos.

Essa modalidade de assistência em eventos como a seca sempre foi defendida pelo parlamentar, pois contribui para reanimar a economia do interior, além de representar redução de custos operacionais para o transporte de, por exemplo, cestas básicas.

“Hoje existem muitos cadastros confiáveis, como o CadÚnico, para se transferir recurso a quem realmente precisa. Com o dinheiro na mão, o pai e a mãe de família já vão direto na venda mais próxima comprar o necessário. Com isso ganha todo mundo, inclusive o comerciante, que não fica com as mercadorias encalhadas.”

Artigo anteriorTribunal de Justiça do Amazonas nomeia novos candidatos aprovados em seu último concurso público
Próximo artigoRuínas do Forte São Francisco Xavier construído em Tabatinga pela Coroa Portuguesa reaparecem com a seca do Solimões