O Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe entre os dias 17 a 19 de abril a primeira edição da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas. O evento faz alusão ao mês dos povos indígenas, e reúne representantes de 66 etnias, 12 Federações e 93 associações indígenas do Amazonas.
O deputado Sinésio Campos (PT) participou da solenidade de abertura da Conferência. Durante discurso, o parlamentar lembrou a importância da criação do Ministério dos Povos Indígenas, um dos primeiros atos de Lula à frente do governo federal. “Tudo que for trabalhado aqui e for competência do estado, contem com a Assembleia Legislativa, e o que for para esfera do governo federal, eu tenho certeza que as pautas abordadas serão encaminhadas”, declarou Sinésio.
Sinésio Campos é autor de emendas parlamentares que favorecem comunidades indígenas de todo o estado. Uma emenda destinou recursos para a instalação de painéis solares em diversas comunidades indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, para garantir o acesso à eletricidade a essas famílias.
O parlamentar também é autor de uma emenda que permitiu o início da exploração econômica do babaçu em Boa Vista do Ramos. De acordo com a Tuxaua Vanessa Sateré, que coordena o projeto, a exploração do fruto trata-se de uma atividade sustentável, que protege o meio ambiente e gera renda para a comunidade. “O projeto babaçu auxilia muitas famílias de baixa renda, e hoje com o babaçu aprendemos a fazer bolo, trufas, mousse, sorvete, pão, óleo corporal e creme corporal. Esse ano já vamos estar disponibilizando para a merenda escolar, então sou muito grata por isso, somos 83 famílias, 352 pessoas beneficiadas”, afirmou a líder indígena. Os produtos serão expostos na Feira do Mel, que acontecerá em Boa Vista do Ramos entre os dias 4 e 6 de maio.