Reprodução

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam nesta segunda-feira (23), na zona sul de São Paulo, Victor Caetano Gonzaga da Silva, conhecido como Valentino. Ele é apontado como um dos envolvidos na morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Junior, assassinado durante um assalto em janeiro deste ano.

A prisão foi feita por agentes da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), especializada em investigações contra instituições financeiras. Segundo a polícia, Valentino foi localizado após monitoramento de um baile funk que ele costumava frequentar.

No momento da abordagem, o suspeito pilotava uma motocicleta Honda CB 500 com queixa de roubo registrada no dia 15 deste mês, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Os policiais também constataram que a moto estava com a placa adulterada.

Valentino foi autuado por receptação e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Durante o interrogatório, ele confessou ter sido o autor dos disparos que mataram o delegado Belarmino no crime de latrocínio.

O caso

O delegado da Polícia Civil de São Paulo Josenildo Belarmino de Moura foi morto na manhã do dia 14 de janeiro, durante um assalto na rua Amaro Guerra, na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o delegado estava a pé quando foi abordado por um motociclista, que fingiu ser entregador.

“Ao perceber que a vítima estava armada, o assaltante disparou contra ele, atingindo-o nas costas”, afirmou a pasta em nota. Uma câmera de segurança registrou o momento em que Belarmino é atingido pelo suspeito. O agente foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu e morreu.

Quem era o delegado

Josenildo Belarmino, conhecido como Júnior Belarmino pelos amigos, era conhecido por sua dedicação com os estudos.

Concurseiro, constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco, divulgada no final de 2024. De acordo com conhecidos, o pernambucano se preparava para voltar ao estado natal.

Em uma publicação, o órgão lamentou a morte. “A PCPE expressa a solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor”, disse a polícia pernambucana.

Também através das redes sociais, o curso preparatório Dedicação Delta, do qual o delegado foi aluno, definiu Belarmino como “extremamente dedicado” e “sempre cortês com a equipe”. Nos comentários, colegas de estudos do policial lamentaram a perda.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorDocumentário revela como rezadores mantêm viva a fé cabocla na Amazônia
Próximo artigoMercado projeta Selic em 15% até fim de 2025, com corte esperado apenas em 2026, aponta Focus