(Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Santos tem um desfalque certo para o confronto decisivo contra o Vitória, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante João Schmidt terá de cumprir suspensão devido ao acúmulo de cartões amarelos, o que pode abrir espaço para uma possível estreia de Willian Arão como titular.

Arão foi anunciado pelo Santos em julho deste ano e chegou sob muita expectativa da torcida. O volante, entretanto, sofreu uma lesão na panturrilha direita logo em sua estreia pelo clube, contra o Flamengo, e ficou afastado dos gramados por quase três meses.

A lesão de Arão foi tratada inicialmente como um edema, o que tiraria o jogador de campo por poucos dias. Contudo, o problema foi maior do que o esperado, o que gerou críticas por parte de alguns torcedores. Não à toa, o único jogo de Arão pelo Santos, até o clássico contra o Corinthians, havia sido contra o Flamengo, no dia 16 de julho.

Volta de Arão dá nova opção para Vojvoda

Willian Arão se recuperou da contusão na panturrilha direita e voltou à lista de relacionados do Santos na reta final de setembro. O volante, porém, ainda não havia ganhado uma oportunidade com o técnico Juan Pablo Vojvoda. Foi apenas na última quarta-feira que, com um cenário mais favorável, o argentino deu uma chance ao jogador.

Arão entrou aos 40 minutos da segunda etapa para substituir Zé Rafael. O atleta teve cerca de 11 minutos em campo e respondeu bem. Segundo dados do Sofascore, ele somou um desarmeuma recuperação de bola e um duelo ganho pelo chão. Ainda acertou todos os poucos passes que tentou.

A volta de Willian Arão aos gramados dá um ‘novo’ reforço para Vojvoda no meio-campo. O setor é recheado e conta com peças como Zé Rafael, João Schmidt, Tomás Rincón, Gabriel Bontempo, Victor Hugo e o jovem Hyan. O treinador valorizou o retorno e revelou que o jogador estava ansioso para voltar a atuar.

“Sobre o Arão, quando eu cheguei, tive uma conversa com ele. Ele estava com essa ansiedade [para voltar a jogar], lógico. Claro, contrataram o Willian Arão, um jogador importante, e estavam muitas vezes cobrando ele e porque não joga. Eu falei para ele ficar tranquilo, que continuasse treinando e se sentisse bem. E quando estivesse bem, a oportunidade vai aparecer. Hoje teve alguns minutos para jogar, respondeu também. É uma opção a mais que temos no meio-campo”, afirmou Vojvoda em coletiva.

Arão titular contra o Vitória?

Com a suspensão de João Schmidt, uma vaga está aberta no meio-campo do Santos. Arão desponta como opção para formar dupla com Zé Rafael, já que Tomás Rincón, com um edema na panturrilha esquerda, ainda é dúvida para a partida contra o Vitória.

Vojvoda, portanto, pode apostar na titularidade de Arão. Essa seria a estreia do volante como titular do Santos, uma vez que, em ambos os jogos disputados, entrou no segundo tempo. O treinador terá quatro dias para decidir o substituto de Schmidt e preparar a equipe visando o duelo contra o Vitória.

Bontempo ou Victor Hugo também são opções caso o comandante opte por um meio-campo mais ‘leve’, com mais dinâmica. Arão, por sua vez, pode oferecer maior segurança defensiva, liberando Zé Rafael para ter mais presença de área, como foi no clássico contra o Corinthians.

Situação do Santos na tabela

Com a vitória sobre o Corinthians, o Santos ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento. A equipe de Juan Pablo Vojvoda ainda permanece em 16º lugar, mas agora com 31 pontos, seis a mais que o Vitória, que abre a zona do rebaixamento. O Leão, porém, entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Bahia, em casa.

  • Santos: 16º colocado, com 31 pontos (oito vitórias, sete empates e 12 derrotas)
  • Próximos jogos do Santos

    • Santos x Vitória (29ª rodada do Brasileirão)
    • Data e horário: 20 de outubro de 2025 (segunda-feira), às 21h30 (de Brasília)
    • Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

     

    • Botafogo x Santos (30ª rodada do Brasileirão)
    • Data e horário: 26 de outubro de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
    • Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Com informações de Gazeta Esportiva.

Artigo anteriorBrasileirão: Rogério Ceni aponta falhas do Bahia na derrota para o Vitória
Próximo artigoJuventus é investigada por possível violação do fair play financeiro