A experiência pioneira de Parintins na Telemedicina no Brasil foi novamente reconhecida por autoridades nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (12), o Centro de Telemedicina de Parintins, inaugurado em 2006 durante a primeira gestão do prefeito Bi Garcia, recebeu a visita da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e de uma delegação dinamarquesa liderada pela diretora Viberke Van Der Sprong.

Durante a visita, o prefeito Bi Garcia, acompanhado pela deputada estadual Mayra Dias, pelo secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, e por sua equipe, recebeu elogios pelo trabalho realizado no município ao longo de quase 20 anos. Ana Estela Haddad expressou sua satisfação em retornar a Parintins e encontrar o prefeito Bi Garcia, a quem creditou a implantação pioneira da Telessaúde no Brasil. “Tivemos a oportunidade de inaugurar o primeiro ponto de Telessaúde do país. Hoje, esse ponto se tornou um núcleo com quase 20 anos de trabalho e muito sucesso. Parabéns”, afirmou a secretária.

Bi Garcia lembrou que a iniciativa ousada da Prefeitura de Parintins, em 2006 chegou a causar polêmica e desconfiança, mas que hoje é um sucesso total. “Já foram mais de 4 mil pacientes atendidos. Conheço vários que foram salvos no Centro de Telemedicina e Telessaúde. Pacientes cardíacos que passaram por consultas com médicos de universidade de todo o país e conseguiram descobrir seus problemas a tempo.  Casos de pacientes com diabetes também, que conseguimos evitar amputações, além de entre outras especialidades. Com muita alegria, fomos pioneiros na realização desse trabalho junto com  Ministério de Saúde, junto com a Dra Ana Estela na implantação do primeiro Centro de Telemedicina do país”, disse o prefeito.

Vibeke Van Der Sprong, diretora Geral Adjunta da Autoridade Dinamarquesa de Dados em Saúde (DHDA), falou que toda delegação ficou honrada e satisfeita em conhecer o trabalho realizado em Parintins. Afirmou que com a implantação da Telessaúde é possível encontrar soluções para regiões mais remotas. “Não se trata apenas de tecnologia, mas do trabalho dos profissionais de saúde, apesar de todos os obstáculos e dificuldades. Parabéns por tudo que já foi alcançado”, enalteceu.

Erasmo Pessoa, esposo da Dona Vera Lúcia, paciente vascular, contou que ela teve melhoras significativas por meio do trabalho de telessaúde em Parintins. “A telemedicina aqui é uma coisa espetacular. E agradeço à professora Ana Estela pela iniciativa que até então nós não sabíamos. E ao prefeito também por nos proporcionar essa iniciativa”, completou.

Artigo anteriorRio afasta profissionais após morte de jovem que levou soco de médico
Próximo artigoMãe do Maníaco do Parque revela se receberá filho caso ele seja solto