Você sabe o que significa tertúlia? Não sabe? Então eu te explico. Tertúlia significa: “Agrupamento, reunião de parentes ou de amigos”, ou ainda: “Pequena agremiação literária, menos numerosa que as academias”. E o Programa Tertúlia Amazônica, você conhece? Já ouviu falar? Não? Mais tá a fim de conhecê-lo? Então eu te convido acessar o Instagram Oficial do Programa (@tertuliaamazonica) e lá você ficará sabendo que o Programa Tertúlia Amazônica completa este ano de 2024 três anos de existência, contribuindo initerruptamente com o desenvolvimento cultural da cidade de Manaus.

O Programa Tertúlia Amazônica, desde a sua origem, teve vários apresentadores: Werner Borges, Kevin Borges, Yonar Marinho, mas atualmente é apresentado somente por Walquimar Borges, fundador e idealizador do Programa. O objetivo do Programa é registrar, resgatar e publicitar a cultura artística amazônica, independente da linguagem. Neste sentido, a Tertúlia Amazônica busca manter viva a memória das Artes amazônica, tomando os artistas como sujeitos históricos que são fundamentais para a manutenção desta riquíssima cultura.

Durante estes três anos de existência já passaram pelo Programa Tertúlia Amazônica nomes de peso da literatura amazonense, como, por exemplo, o professor e escritor Odenildo Sena, autor de livros consagrados como: “A engenharia do texto”, “No tempo do eu menino”, “Mazelas do livro didático”, “Palavra, poder e ensino da língua”, “Aprendiz de escritor”, “A felicidade precisa de loucura” e “O último biribá”.

Na área da Educação, das Artes, dos Esportes, da Cultura, da Pintura, da Dança, da Música, da Poesia, da Religião, da Espiritualidade, da Comunicação, da Literatura, do Jornalismo, da Ciência, da Saúde, da Política, do Graffiti, da Diversidade, muitos foram os nomes que se destacaram no Programa, tais como: Sisi Rolim, Erê, Jorge Alberto C. Farache, Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa, Cátia S. Taboada, Ney Maciel, Rosiene Carvalho….

Este articulista também já passou pela bancada do Programa Tertúlia Amazônica. Na ocasião, fui falar da minha produção literária, especialmente dos meus livros publicados: “O primeiro olhar A filosofia em contos amazônicos”, “O segundo olhar A filosofia em temas amazônicos”, “O terceiro olhar A filosofia em lendas amazônicas”, “O homem religioso A jornada do ser humano em busca de Deus”, “Jesus e Ajuricaba Histórias do universo amazônico”.

À música ocupa um lugar especial no Programa Tertúlia. Toda semana tem um músico convidado, não importando o gênero, seja em carreira solo, banda, companhia ou em grupo. O certo é que nenhum programa passa sem uma boa música, do rock clássico ao underground. E assim, durante estes três anos nomes como Anderson Barreto, Banda R4, Mônica Paz…, fizeram a alegria dos inscritos no canal https://www.youtube.com/channel/UC4HFEH9ArC_vvZsVH3vNa6A

O Programa Tertúlia Amazônica tem uma história rica e inspiradora, além de ser essencial no cenário cultural da cidade de Manaus. Possui um cenário jovem e moderno, combinando alta tecnologia com qualidade humana. Walquimar Borges, o apresentador do Programa, com seu carisma e talento, coloca-se próximo dos entrevistados para que estes se sintam verdadeiramente numa tertúlia. Parabéns Tertúlia. Vida longa ao Programa!

Luís Lemos é professor, filósofo e escritor, autor, entre outras obras de: “Filhos da quarentena” e “Amores que transformam”.

Instagram: @luislemosescritor

 

 

Artigo anteriorArtista amazonense Victor Xamã levará o soul e hip hop ao Rock in Rio 2024
Próximo artigoClasse empresarial de Coari declara apoio a Adail Pinheiro para prefeito