Neste sábado (28), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou a distribuição de urnas eletrônicas, técnicos e militares, além de alimentos, para comunidades isoladas no estado. Para essa operação, helicópteros do Exército Brasileiro foram utilizados, deslocando-se a partir do município de Coari para sete localidades. A medida, que estava inicialmente prevista para acontecer na semana que antecede as eleições municipais de 2024, foi antecipada devido às dificuldades impostas pela seca histórica que atinge a região.
A seca, considerada uma das mais severas já registradas no Amazonas, afeta drasticamente o transporte fluvial, principal meio de locomoção em grande parte do estado, deixando várias comunidades com acesso restrito. Em resposta, o TRE-AM planejou o uso de helicópteros para garantir que 78 locais de votação fossem atendidos adequadamente.
Os voos realizados neste sábado tiveram duração média de 20 a 30 minutos, com as aeronaves transportando não apenas as urnas eletrônicas, mas também a equipe técnica e alimentos para as comunidades. Entre as localidades atendidas, estavam São Sebastião de Flores, com 665 eleitores; Buiuçuzinho, com 170 eleitores; Comunidade Angelim, com 124 eleitores; Vila Sales, com 172 eleitores; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canavial, com 382 eleitores; São Francisco da Boca do Codajás, com 149 eleitores; e Santa Maria do Igapó Grande, com 225 eleitores. Ao todo, 1.887 eleitores dessas regiões foram alcançados.
A operação continuará neste domingo (29), quando as aeronaves serão enviadas para comunidades nos municípios de Lábrea e Pauini. Durante toda a próxima semana, o transporte de urnas e pessoal será estendido a outras localidades, garantindo que todos os eleitores, mesmo os mais distantes, possam participar do pleito municipal de 2024.