FOTO: Divulgação/Arquivo Pessoal

O município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), é a próxima parada do projeto Trilhas do Saber, um dos 13 projetos prioritários do Educa+Amazonas, do Governo do Estado. O projeto é realizado pelo Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) e deve chegar a outros 20 municípios até o fim de 2022.

As formações acontecem na quarta (22/06) e quinta-feira (23/06), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas. Ao fim da formação os participantes receberão os certificados com carga horária de 14 horas.

Serão ofertadas 445 vagas, divididas em 56 percursos formativos, visando a formação de professores, gestores, pedagogos e administrativos, com cursos abordando temáticas relacionadas ao fazer pedagógico, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências.

Percursos formativos

As oficinas atendem docentes do Ensino Fundamental para Anos Iniciais e Anos Finais, onde serão abordados temas como os novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem e Referencial Curricular Amazonense (RCA). Além disso, visa atender docentes do Ensino Médio, que tem os temas voltados para o Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, além do Itinerário Formativos na prática.

Na Educação Especial, o foco será a educação inclusiva; metodologias e materiais acessíveis; e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos. Os gestores poderão se aprimorar em liderança, no Novo Ensino Médio (NEM), e no painel de gestão escolar.

O Trilhas visa a equipe gestora, que terão formação sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.

Artigo anteriorRede de abastecimento de GNV expande no Amazonas
Próximo artigoArtistas têm uma semana para concluir prestação de contas dos projetos contemplados pelo edital ‘Manaus Faz Cultura’