Instalada estrategicamente entre dois dos principais ícones de Parintins — a Catedral de Nossa Senhora do Carmo e o Bumbódromo —, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta quinta-feira (26), a transmissão do programa “Toada do Milton”, apresentado pelo artista e pesquisador Milton Cunha. A atração será exibida até domingo (29), das 14h30 às 18h30, pelo canal da UEA no YouTube, além de transmissões simultâneas em veículos como Amazonsat, Portal Amazônia e G1 Amazonas.

O programa é parte de um projeto de extensão da universidade e busca unir conhecimento acadêmico, comunicação e celebração da cultura amazônica no contexto do Festival de Parintins. Milton Cunha, que é também bolsista extensionista da UEA e realiza seu terceiro pós-doutorado pelo Museu Nacional e pelo Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (Labedis), conduz a atração diretamente do estúdio de vidro, aberto ao público, permitindo uma vivência única para visitantes e telespectadores.

Conexão entre saber popular e acadêmico

A abertura oficial do programa foi feita remotamente pelo reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, que participou de Londres. Em seguida, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, esteve no estúdio e destacou a importância do projeto para a valorização da identidade cultural do estado. “Milton Cunha é um pesquisador que une arte, comunicação e ciência. A UEA está de parabéns por incorporar esse olhar acadêmico às festividades do boi-bumbá”, afirmou o secretário.

Segundo Zogahib, o projeto vai além da programação ao vivo. “É com honra que anunciamos a participação do Milton, que além de carnavalesco e comunicador, é pesquisador do Labedis. Sua presença em Parintins integra uma proposta que valoriza a produção de conhecimento e o vínculo entre universidade e território”, declarou o reitor.

Durante os quatro dias de transmissão, a atração conta com quadros como “Estouro da Boiada”, “Miolo dos Bois”, “Tô Brocado”, “Mugido do Boi” e “Universidade Cabocla”, que regionalizam entrevistas e promovem discussões sobre a história e os bastidores dos bois Caprichoso e Garantido.

Livro e pós-doutorado sobre os bumbás

O conteúdo do “Toada do Milton” servirá como base para a produção da obra Opera Cabocla: narrativas dos bumbás Caprichoso e Garantido, livro que será lançado pela Editora da UEA ainda em 2025. O material fará parte do terceiro pós-doutorado de Milton Cunha, aprofundando sua pesquisa sobre as manifestações populares da Amazônia.

Além disso, no primeiro dia do programa, a Editora UEA lançou duas novas publicações. A primeira é uma história em quadrinhos que narra a trajetória da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, em uma aventura que mistura tradição, lendas e cultura regional. Com linguagem acessível e estética vibrante, a HQ busca despertar o interesse de leitores de todas as idades pelas raízes amazônicas.

Já a segunda obra, organizada pelos professores Diego Omar, Thayron Rangel e Roberto Sena, resgata as lendas apresentadas pelo Boi Caprichoso durante o Festival de 1996. O livro foi desenvolvido a partir do acervo do Centro de Documentação e Memória do bumbá azul, valorizando o legado artístico e simbólico do boi de Parintins.

Artigo anteriorCeratopigmentação: entenda riscos de cirurgia para mudar cor dos olhos
Próximo artigoVini Jr. comenta possível jogo contra o Flamengo no Mundial: “Sorte”