George Orwell (1903-1950), nascido Erick Arthur Blair. Sua obra inaugural, “Na Pior em Paris e Londres”, projetou- lhe o nome entre os mais brilhantes escritores da era contemporânea. Porém sua narrativa perspicaz e analítica que mostra sua aguçada e oportuna percepção do controle político e ideológico, desejado pelos donos do poder, revela-se em seus livros mais famosos, vendidos e lidos: “1984” e “A Revolução dos Bichos”.
Nesta ocasião, trataremos de uma sinopse da obra “1984”. E para tanto o slogan totalitário, “Quem controla o passado controla o futuro; Quem controla o presente controla o passado”, dá-nos uma dimensão do texto posto diante de nós, desafiando-nos até sua página à reflexão sobre a sociedade mundial de nossos tempos.
Outra frase emblemática e digna de análise é: “O Grande irmão (Big Brother) está observando você”.
Numa espécie de profecia moderna aqui os dois meios eficientes e contínuos de controle da sociedade: a produção
escrita (livros, revistas, jornais, bibliotecas) publicada de acordo com os interesses dos dominadores deste mundo porque “quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado”.
E por fim, mas não menos importante, os donos dos meios de comunicação detêm a versão dos fatos da realidade que desejam apresentar a seus telespectadores. E quem a questiona sofrerá sanções porquanto, afinal de contas, “o grande irmão está observando você”.
Assim que não há como escapar ao controle estatal. “Quem lê, entenda”- Mt 24:15. EVBB