Reprodução

O presidente do partido União Brasil, Luciano Bivar, determinou a suspensão imediata da filiação do prefeito Naçoitan Leite, chefe do Executivo de Iporá (GO), em nota divulgada nessa terça-feira (1º/11).

A decisão foi motivada pela divulgação de um áudio de WhatsApp em que o prefeito defende “eliminar” o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro Alexandre de Moraes, que ocupa a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bivar argumenta que, “considerando os atos democráticos que tiveram início desde a proclamação do resultado das eleições” e a “extrema gravidade da manifestação pública de um prefeito eleito — que tem o poder-dever de acionar forças policias para conter atos dessa natureza”, faz-se urgente a suspensão do político da legenda, sem que haja reunião da comissão nacional do partido.

“Decido por suspender a filiação de Naçoitan Leite”, diz Bívar, no comunicado. Ele estabeleceu o prazo de 72 horas para que Leite apresente a própria defesa à legenda.

A nota também contesta a filiação do político à legenda, e informa que, segundo os últimos registros do TSE, Leite foi eleito pelo PSDB e tem último registro de filiação pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. Contudo, Bívar justifica que tomou a decisão “considerando que a filiação ao partido ocorre de forma descentralizada”.

No áudio em questão, o prefeito de Iporá contesta o resultado da eleição, e afirma que há necessidade de “eliminar” Lula e Moraes, sob justificativa de que existe um risco de guerra civil no país.

“Até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula, dois homens estão acabando com o Brasil. Vai virar uma guerra civil por causa de dois homens. Então, vamos arregaçar as mangas. Ou é agora, ou vamos virar Venezuela ou pior que Venezuela”, afirmou o prefeito na gravação.

Ouça:

Ao Metrópoles, Naçoitan negou ter feito qualquer incitação de violência contra Lula e Moraes e assegurou que falou em “eliminar politicamente”.

(Metrópoles)

Artigo anteriorMudanças climáticas aumentam risco de novas pandemias, diz OMS
Próximo artigoNetanyahu se aproxima de novo mandato em Israel com aliados da direita radical