Foto colorida de civis em treinamento militar na Venezuela - Metrópoles - Foto: Reprodução/VTV

A Venezuela começou, neste sábado (13/9), o treinamento militar para a população civil em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos. A ação teve início após convocação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Segundo o governo local, o treinamento consiste em fortalecer as capacidades técnicas e táticas, com o objetivo de “contribuir e participar da proteção do solo venezuelano”.

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela aumentou depois que o presidente Donald Trump anunciou ter atacado uma embarcação venezuelana com drogas. Além disso, navios militares norte-americanos seguem no mar Caribe, desde o final de agosto.

Nicolás Maduro chamou a ação de Trump de “imperialismo” e pontuou que o país latino-americano continua de pé. “Hoje, o imperialismo lança um novo ataque. Não é o primeiro nem o último, e a Venezuela está de pé”, declarou.

Os treinamentos têm acontecido nos quartéis das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (Fanb) da Venezuela. Para o vice-presidente do Setor de Defesa e Soberania, general Vladimir Padrino López, o exercício militar para os civis marca uma nova fase no país.

“Nossa luta é uma luta nacional. A Fanb, que empunha as armas da República, ama a paz, mas não se enganem. É para isso que nos preparamos, com a máxima pressão lá, a máxima preparação aqui para defender a paz”, afirmou Padrino à mídia estatal.

No início da semana um helicóptero da Marinha dos Estados Unidos se aproximou da costa venezuela. Registros da plataforma FlightRadar24 indicam que uma aeronave MH-60 Seahawk estaria perto das praias da Venezuela por volta das 11h40.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorRegime Maduro acusa EUA de atacar barco de pesca da Venezuela
Próximo artigoSTJD concede efeito suspensivo e libera Bruno Henrique, do Flamengo