Nesta quinta-feira (8/6), o Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, localizado no Centro de Manaus, recebe três estreias em sua grade de programação: ‘Vento na Fronteira’, ‘EO’ e ‘Corpolítica’. Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada pelo Instagram (@casaraodeideias) ao preço de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

A primeira exibição, na quinta-feira, será de ‘Vento na Fronteira’, às 16h. O documentário brasileiro dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde está localizado o coração do agronegócio brasileiro.

A equipe mostra os impactos do crescimento do poder político ruralista e suas relações com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O documentário também mostra a luta feminina indígena pela resistência contra a perda dos direitos constitucionais da comunidade, contra as práticas do agronegócio prejudiciais à fauna e flora brasileiras e a favor da sustentabilidade e preservação ambiental. A reexibição será no domingo (11/6), às 19h30.

A segunda exibição, na quinta-feira, será de ‘EO’, às 17h30. O filme, dirigido por Jerzy Skolimowski, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2023. A trama acompanha o mundo moderno visto pelos olhos de EO, um burro cinza tristonho que mora em um circo na Polônia, mas decide deixar o local para sempre.

Após sair de lá, o animal parte em direção à Itália e, ao longo de sua jornada, conhece pessoas boas e más, experimenta momentos de alegria, medo e dor, vê sua sorte ser transformada em desastre e seu desespero em uma felicidade inesperada. Tudo isso sem nunca perder sua inocência. A reexibição será domingo, às 15h40.

E por fim, ainda na quinta-feira, às 19h30, estreia ‘Corpolítica’, de Pedro Henrique França. O documentário explora as candidaturas LGBTQIA+ no País que mais mata LGBTQIA+ no mundo. O filme também investiga o vazio de representatividade no cenário político do Brasil, considerando o contexto do País, em meio a um governo de extrema-direita e cujo mandatário coleciona uma lista de declarações de ódio contra essa população. Com depoimentos importantes de candidates em vários partidos, o filme acompanha duas campanhas durante as eleições de 2020. A reexibição será sexta-feira (9/6), às 15h10, e sábado (10/6), às 17h30.

Na grade de exibições do Cine Casarão, o público poderá conferir ainda: ‘A Esposa de Tchaikovsky’ (sexta-feira, às 17h), ‘Uýra – A Retomada da Floresta’ (sexta-feira, às 19h40; sábado, às 19h30) e ‘Urubus’ (sábado, às 15h30; domingo, às 17h30).

Artigo anteriorCRM-AM inocenta diretor técnico do grupo Samel de irregularidades em estudo com medicamento em pacientes com Covid-19
Próximo artigoJovem tem partes íntimas filmadas em shopping e diz que homem tentou suborno