O vereador Sargento De Macêdo (PL), de Humaitá, registra as condições da UBS fluvial Angélica Toneta, parada desde agosto de 2024 em um porto na Zona Leste de Manaus. Em vídeo nas redes sociais, ele denunciou o abandono da unidade e cobrou explicações sobre a reforma prometida à população ribeirinha

Em vídeo publicado no último domingo (7), o vereador Sargento De Macêdo (PL), do município de Humaitá, denunciou o abandono da Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial Angélica Toneta, que está atracada no Porto da Indra, no Largo da Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, desde agosto de 2024, sem que tenha sido iniciada a reforma anunciada pela prefeitura.

“Não venho a Manaus apenas para ganhar diária, venho para fiscalizar e trabalhar”, afirmou o parlamentar no vídeo em que mostra o estado atual da UBS. Visivelmente frustrado com o que encontrou, De Macêdo declarou que o sonho dos ribeirinhos de retomar o atendimento de saúde será adiado mais uma vez. “Informar aos ribeirinhos que o sonho que era para ser realizado tão logo vai ter que ser adiado”, disse.

De acordo com a promessa feita à população, a UBS passaria por uma ampla reforma orçada em mais de R$ 1 milhão, com serviços previstos como troca de motores, pintura, instalação de GPS, novos aparelhos de ar-condicionado e outras melhorias. No entanto, as imagens registradas pelo vereador mostram que nenhuma dessas intervenções foi realizada até agora.

“A unidade parece mais abandonada do que em reforma, ao contrário do que afirma a prefeitura”, criticou o vereador, ressaltando que a paralisação compromete seriamente o atendimento básico de saúde nas comunidades ribeirinhas do rio Madeira.

Moradores das comunidades procuraram o parlamentar para relatar as dificuldades enfrentadas desde que a unidade fluvial deixou de circular. “Muitos afirmam que o custo para chegar à cidade é alto e inviabiliza o atendimento básico”, destacou De Macêdo. Ele informou ainda que irá recorrer ao Portal da Transparência para obter mais informações sobre os valores empenhados e o andamento do contrato de reforma.

Até o momento, a Prefeitura de Humaitá não se pronunciou sobre a situação da UBS Angélica Toneta.

 

Artigo anteriorAstro do Corinthians, Memphis brilha em data Fifa com recorde e confiança reestabelecida
Próximo artigoRicharlison celebra volta à Seleção, mas admite más atuações: “Preciso melhorar”