O vereador Robson Beleza Odo foi preso por maus-tratos a uma criança em Santa Isabel do Rio Negro.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro (AM), Robson Beleza Odo (União Brasil), foi preso preventivamente nesta segunda-feira, 02, por determinação do juiz da Comarca de Santa Isabel do Rio Negro Túlio de Oliveira Dorinho.

Robson Beleza foi denunciado pelo Ministério Público de manter em cárcere privado, amarrado no espelho de uma cama, seu enteado de 4 anos de idade. A prisão do menino foi filmada supostamente pela esposa do desalmado padrasto. 

O pedido de prisão foi formulado pelo promotor de Justiça Paulo Alexander dos Santos Beriba, que anexou aos autos um vídeo em que a criança aparece amarrada a uma cama, sendo agredida.

Segundo o promotor de Justiça, o episódio causou comoção entre os moradores. Ele afirmou que o vídeo mostra a criança visivelmente aterrorizada e imobilizada dentro de uma residência. “A gravidade dos fatos motivou a instauração do procedimento investigatório. Como desdobramento, o Poder Judiciário atendeu ao nosso pedido e decretou a prisão preventiva do investigado, além da imposição de medidas protetivas de urgência para garantir a segurança da criança”, declarou o promotor Paulo Alexander dos Santos Beriba.

Conforme determinação da Justiça, a força policial deveria cumprir mandato e prisão e recolhimento o agressor imediatamente.

A Justiça determinou, ainda, que a criança fosse encaminhada aos serviços público de saúde e assistência social para imediata avaliação e acompanhamento psicossocial com envio de relatórios periódicos.

O magistrado proibiu, também, contato por qualquer meio entre a criança vítima e o agressor, que deverá se manter afastado da residência ou do local de convivência ou coabitação a uma distância mínima de 200 metros.

Para entender

Um vídeo que começou a circular neste final de semana nas redes sociais traz a imagem do presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro (AM), vereador Robson Beleza (União Brasil), diante do enteado de 4 anos de idade amarrado no espelho de uma cama. As imagens revoltaram a população e foram entregues ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público do Estado (MPEAM).

Natural que a criança reagisse e, a plenos pulmões, conforme pode ser observado nas imagem do vídeo, esperneava aos gritos em protesto à prisão imposta pelo próprio pai.

Mesmo afogado na mais veemente desgraça junto à opinião pública, o desalmado usou como escudo o nome do Poder Legislativo Municipal achando que poderia escamotear com evasivas o crime praticado dizendo estar à disposição da Justiça.

Robson Beleza, que é sobrinho do prefeito José Ribamar Beleza, além da responsabilidade penal, por tortura de incapaz, cárcere privado, poderá ter seu mandato cassado.

Na Câmara Municipal já se cogita o seu afastamento imediato da Presidência da Câmara, e suspensão do mandato e, ao fim do processo, cassação por quebra de decoro parlamentar.

Artigo anteriorQuem é o médico e vereador preso por manter menor como escrava sexual
Próximo artigoPetrobras reduz em 5,6% preço da gasolina para distribuidoras