Dinho Alves, vereador de Envira, foi preso e responderá por crimes no contexto de violência doméstica. Justiça mantém a prisão preventiva

O vereador Francisco Alves da Costa, conhecido como “Dinho Alves”, líder do prefeito Ivon Rates (PSD) na Câmara Municipal de Envira, foi preso preventivamente na sexta-feira (4) por violência doméstica contra sua companheira. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Até o momento, o prefeito não se manifestou sobre uma possível substituição do parlamentar na liderança do governo na Casa Legislativa.

De acordo com o delegado Henrique Maciel, titular da 66ª DIP, as investigações tiveram início em junho deste ano, após a vítima, de 27 anos, procurar a delegacia e relatar que sofria agressões físicas, morais e patrimoniais desde 2013, quando iniciou o relacionamento com o vereador, então com apenas 16 anos.

Segundo o depoimento prestado, Dinho Alves apresentava comportamento violento, agredindo a companheira com tapas, chutes, murros e puxões de cabelo. A mulher também relatou ameaças de morte, inclusive a terceiros com quem ela pudesse se relacionar caso houvesse uma separação. A vítima afirmou ainda que foi humilhada diversas vezes, inclusive na presença da filha do casal.

Conforme informou o delegado, recentemente a vítima retornou a Envira e se abrigou na casa da mãe. Ao descobrir sua localização, o vereador foi até o local e a obrigou a acompanhá-lo. Três dias depois, ao informar que queria encerrar o relacionamento, ele quebrou o celular e o notebook dela durante uma crise de agressividade.

Com medo de ser novamente agredida ou morta, a mulher conseguiu deixar o local e formalizou a denúncia. A partir disso, a PC-AM representou pelos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, que foram cumpridos na sexta-feira.

O vereador, de 52 anos, responderá pelos crimes de ameaça, violência patrimonial e violência moral no âmbito da violência doméstica. Ele segue à disposição da Justiça.

Artigo anteriorCheia no Amazonas já atinge mais de meio milhão de pessoas e 40 municípios estão em situação de emergência
Próximo artigoMichelle Bolsonaro é apontada por Valdemar como única capaz de vencer Lula em 2026