O vice do candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos, Luiz Castro (PDT), apresentou as propostas da Coligação ‘Manaus mais Forte’ durante debate promovido pela rádio Band News Difusora, na manhã desta segunda-feira (19/8). Ele focou em saúde, educação e meio ambiente e lamentou as ausências dos vices de David Almeida, Amom Mandel e Roberto Cidade.
“Nossa proposta é promover o atendimento de 100% da atenção básica para todos manauaras. E melhorar o atendimento com medicamentos, exames, incluir a saúde mental na pauta de prioridades, fazer com que exista maior resolutividade na rede básica a fim de evitar o acúmulo, enorme demanda que hoje sobrecarrega os hospitais públicos”, disse.
O candidato a vice-prefeito citou ainda a proposta de retorno da visita domiciliar pelo médico da família, e na educação defendeu a ampliação das vagas em creches.
“Nós temos menos de 5% da população alvo de 0 a 3 anos atendidas por creches em Manaus. O Governo Federal, na gestão do PT, enviou muito recurso, mas até hoje muitas creches não foram construídas”, declarou.
No debate, Castro declarou ainda que é preciso cuidar melhor dos profissionais de educação, valorizá-los e remunerá-los de forma digna.
Questionado sobre as propostas para o meio ambiente, o candidato destacou os compromissos dele e de Marcelo Ramos com a sustentabilidade, que é uma pauta importante na sua trajetória política.
“Precisamos recuperar as nascentes dos igarapés. Ter um programa de coleta seletiva de lixo que realmente funcione. Coletando e reciclando os resíduos. Precisamos antecipar as metas de atendimento de esgoto, que estão previstas para 2030. Precisamos fortalecer a capacidade institucional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem um orçamento ínfimo de 0.2% do orçamento global”, disse.
Presentes e ausentes
Além de Luiz Castro, participaram do debate as candidatas a vice-prefeita Damiana Amorim, Maria do Carmo e a professora Renata. As faltas – Renato Júnior, Coronel Menezes e Nancy Segadilha – foram lamentadas por Castro.
“Uma demonstração de falta de respeito com a população e de interesse dos candidatos. Esse é um termômetro importante, que precisa ser observado pelos ouvintes e eleitores”, destacou Castro.