Fotos: Divulgação/FAB

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou imagens da abertura das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9), e deixou 62 mortos (assista ao vídeo acima).

Segundo o órgão, os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, o Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Cenipa, em Brasília (DF), na manhã deste sábado (10).

 

“Os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas”, explicou.

Próximos passos

Após a conclusão da etapa inicial, em Vinhedo, a investigação avançará para a fase de análise de dados.

Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

Artigo anteriorEquipes resgatam todos os corpos entre os destroços do avião que caiu em Vinhedo
Próximo artigoCorpo de cachorro é encontrado aos pés de família venezuelana que morreu em tragédia aérea em Vinhedo