FOTOS: Tayna Satere
O VII Festival 5 Minutos em Cena estreia no Teatro Amazonas nesta sexta-feira, 20 de setembro de 2024, às 20h, com entrada gratuita. A edição deste ano destaca o protagonismo feminino na dança. A programação também conta com oficinas e apresentações em escola pública de Manaus.
Organizado pela Panorando Cia e Produtora, o festival apresenta cenas, ou seja, recortes de espetáculos, com o objetivo de dar visibilidade a artistas e projetos cênicos da dança. 
De acordo com o organizador, Fábio Moura, a edição de 2024 vai destacar o protagonismo do trabalho cênico das mulheres na dança. “Esse ano serão dez cenas de dança, com um diferencial que é ter as mulheres como protagonistas nas apresentações, sendo como intérpretes ou diretoras nos espetáculos”, afirma Fábio Moura. 
Programação no Teatro Amazonas
A programação é composta por dez cenas com múltiplas estéticas presentes na linguagem cênica.
1. Não Mexe Comigo (Cia de Dança Se7eBito)
2. Apenas Humano (Lia de Paula)
3. Peixa (Corpu Preta)
4. Vinte e Um (Vanessa Viana)
5. Olho d’Água (Fernanda Bezerra)
6. A Volta do Anzol (Entrecorpus Cia de Dança)
7. Kambeba (Taíssa Vieira)
8. Amor Antigo (Jaguar)
9. Não é Pra Qualquer Um (Holograma)
10. Tempos Sombrios (Isabela Lillo)
A entrada é gratuita, com acesso por ordem de chegada, a partir das 19h30.
A equipe de organização é composta por Fábio Moura (direção geral) e Talita Menezes (coordenação artística). A produção é de Ana Carol Nunes, Benner Siqueira, Reysson Brandão, Marcos Telles e Fernando C. Branco.
Oficinas no CETI Marcantonio Vilaça II – 2º CMPM
As oficinas serão exclusivas para alunos e professores do Centro de Educação de Tempo Integral Marcantonio Vilaça II – 2º CMPM, nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2024, nos turnos matutino e vespertino. Entre as atividades, estão aulas práticas e apresentações de cenas de dança, com a participação dos estudantes.
 
Festival 5 Minutos em Cena
O ‘Festival 5 Minutos em Cena: edição dança’ é um dos destaques das produções da Panorando. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, pela realização do evento.
Neste ano, o evento conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Sobre a Panorando Cia e Produtora
Criada em 2016, a Panorando Cia e Produtora vem conquistando destaque no Brasil nas áreas da Dança e do Teatro. Uma das maiores conquistas foi o 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria ‘Destaque Nacional’, com ‘As Cores da América Latina’, em março de 2024.
O grupo assina os espetáculos In Process: Curumins (2017); Notas Sobre Ela (2017); 1960: Título Interino (2018); Jamais Fomos Modernos (2018/2019), Sodade (2019/2020), ‘As Cores da América Latina (2023) e Aboio (2024).
Artigo anteriorGoverno do Amazonas promove oportunidades de emprego com obras do Prosai Parintins
Próximo artigo“Governo Presente: Sema oferece castração e vacinação para pets no bairro Colônia Terra Nova”