Uma vitamina comum em frutas e vegetais frescos pode ajudar a prevenir um dos sinais visíveis do envelhecimento: o afinamento da pele.

Um novo estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology revelou que a vitamina C aumentou a espessura da epiderme em modelos de pele humana cultivados em laboratório, reativando genes relacionados ao crescimento celular.

As concentrações usadas no experimento foram compatíveis com os níveis normalmente fornecidos à pele pela corrente sanguínea, o que indica que a ingestão adequada da vitamina pode ter efeitos reais sobre a saúde da pele.

A pesquisa foi liderada por Yasunori Sato, cientista farmacêutico da Universidade Hokuriku, no Japão, e aponta a vitamina C como uma possível ferramenta contra os impactos do envelhecimento.

“A vitamina C parece influenciar a estrutura e a função da epiderme, especialmente ao controlar o crescimento das células epidérmicas”, explicou o biólogo Akihito Ishigami, do Instituto Metropolitano de Geriatria e Gerontologia de Tóquio.

A pele saudável contém altos níveis de vitamina C, que tende a diminuir com o envelhecimento ou após exposição solar excessiva. Já se sabia que a vitamina C estimula a produção de colágeno, oferece proteção antioxidante e ajuda a reparar danos causados pelos raios UV.

O novo estudo também mostra que a vitamina C atua na desmetilação do DNA — um processo epigenético importante que regula a ativação de genes. “Descobrimos que a vitamina C ajuda a engrossar a pele ao estimular a proliferação de queratinócitos através da desmetilação do DNA”, afirmou Ishigami. “Torna-se assim um tratamento promissor para o afinamento da pele, especialmente em adultos mais velhos.”

Nos testes, os pesquisadores cultivaram queratinócitos humanos em placas de Petri, com a parte superior exposta ao ar e nutrida por uma solução rica em vitamina C. Após 14 dias, os modelos tratados mostraram aumento da camada de células vivas da epiderme e afinamento do estrato córneo — a camada de células mortas da pele —, sugerindo maior renovação celular. Com informações de Notícia ao Minuto.

Artigo anteriorAgricultores da ASA, beneficiados por emendas do deputado João Luiz, realizam primeira colheita de café de 2025
Próximo artigoEstudo desvenda tática secreta do citomegalovírus para invadir células