Daniel Santos

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) solicita, nesta terça-feira, 16, providências para que o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) seja incluído, de forma efetiva, na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, aumentando a assistência à população nas demandas de urgência, emergência e internações de média e alta complexidade.

Em Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado contou que embora o hospital tenha 300 leitos de internação e 30 de UTI, apenas 142 estão sendo usados nas enfermarias e 10 nas UTIs, ou seja, 46,06% da capacidade instalada. Além disso, o convênio vigente, que neste ano passou a receber um repasse de R$ 34,29 milhões, é importante para ampliar o atendimento, sendo que os recursos vêm do Fundo Nacional de Saúde.

Wilker Barreto lembrou que, em maio, a Justiça Federal determinou que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) implementasse o serviço de hemodinâmica em um prazo de 60 dias, aumentando a quantidade de procedimentos cardíacos, neurológicos e vasculares. A decisão ocorreu a pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) para atender às demandas da rede de assistência.

Desinteresse por parte do HUGV

Durante seu pronunciamento, o parlamentar criticou a subutilização do hospital e a falta de interesse na parceria, que ele considerou importante para atender às demandas do Amazonas.

“O HUGV é um hospital subutilizado. Nosso intuito é ver a saúde do Amazonas avançando. Tenho informações da dificuldade do governo para com as tratativas com essa instituição que toma conta, que é a EBSERH. E convenhamos, é muito mais barato conveniar com o HUGV e usar 100% aquela estrutura do que constrói um hospital do solo, e isso não está acontecendo por mais vontade por parte do HUGV”, declarou.

Cobranças

Para reforçar essa situação, o parlamentar acrescentou que já conversou com o senador Omar Aziz para que ajudasse nas negociações junto às autoridades envolvidas e declarou que oficializará uma convocação junto à Comissão de Saúde da Aleam.

“Conversei com o senador Omar Aziz, pedi a sua intervenção, ele como coordenador da bancada do Amazonas, para que possa mediar, porque quando o assunto é a melhoria da saúde do Amazonas as bandeiras partidárias caem, os posicionamentos políticos de oposição ao governo. Porque o meu propósito aqui é ser resolutivo. E eu vou oficializar, pela Comissão de Saúde, convidando a direção do HUGV, a SES-AM, porque eu não posso perder essa oportunidade, porque o governo, segundas informações que eu tenho, quer ir na parceria. Convenhamos, é muito mais barato conveniar com o HUGV e usar 100% daquela estrutura do que constrói um hospital do solo, e isso não está acontecendo por mais vontade por parte do HUGV”, enfatizou.

Artigo anteriorDPE-AM obtém duas absolvições em réus acusados injustamente durante mutirão do Júri em Ipixuna
Próximo artigoPrefeitura e Sefaz-AM linham ações para criação de termo de cooperação entre sistemas