
Após uma série de interrupções no fornecimento de energia e recentes acidentes envolvendo transformadores em diferentes zonas da capital amazonense, o vereador Zé Ricardo (PT) protocolou, nesta quarta-feira (14), um requerimento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitando a convocação de um representante da concessionária Âmbar Energia para prestar esclarecimentos sobre os incidentes e os recorrentes problemas no serviço.
De acordo com o parlamentar, a empresa — que nesta semana assume oficialmente a administração das usinas de Mauá e Aparecida — precisa responder publicamente sobre as medidas que está adotando para garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia elétrica na cidade.
“Todos os dias recebo reclamações sobre as quedas de energia e os apagões frequentes. Isso tem causado prejuízos à população, ao comércio e aos pequenos negócios. É um péssimo serviço, com tarifas altas e nenhuma solução concreta”, criticou Zé Ricardo.
O vereador destacou que um dos principais pontos a serem esclarecidos é o plano de contingência da empresa para lidar com falhas no sistema e os investimentos previstos na infraestrutura, além da eficácia da comunicação da concessionária com os consumidores durante as crises.
Zé Ricardo também questiona quais medidas de segurança estão sendo implementadas para evitar novos acidentes, como os registrados recentemente no Distrito Industrial e no bairro Aparecida.
A expectativa do vereador é de que o requerimento seja aprovado pelos demais parlamentares da CMM, permitindo que a concessionária seja ouvida de forma oficial e que se estabeleça um diálogo mais direto com a população sobre a prestação do serviço.
“A empresa precisa ser responsabilizada e cumprir seu papel como concessionária. Manaus não pode continuar à mercê de um serviço instável e ineficiente”, concluiu.