Uma semana após a incursão contra Kursk, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que parte da cidade fronteiriça no território da Rússia está dominada. A afirmação foi feita nesta terça-feira (13/8), durante conversa com o chefe do Estado-Maior ucraniano, Oleksandr Syrskyi.
“Apesar das batalhas difíceis e intensas, o avanço das nossas forças na região de Kursk continua”, escreveu Zelensky em um comunicado no Telegram. “(Ao todo) 74 assentamentos estão sob o controle da Ucrânia. Lá são realizadas inspeções e medidas de estabilização. O desenvolvimento de soluções humanitárias para estes territórios continua.”
O ataque ucraniano inédito contra o território russo completou uma semana e já obrigou mais de 120 moradores a evacuarem da região.
Ainda que Zelensky fale em avanços na incursão militar, o Kremlin nega as informações. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, a Ucrânia já teve mais de 2 mil baixas durante a batalha, além de ter diversos veículos de guerra, como blindados e tanques, destruídos.
Em um comunicado publicado nesta manhã, autoridades de Kursk afirmaram que “a situação está sob controle”. Contudo, a “operação para destruir formações ucranianas” ainda está em andamento, segundo o Ministério da Defesa.
A incursão militar ucraniana gerou uma reação dura de Vladimir Putin. O presidente da Rússia acusou a Ucrânia de atacar civis e sinalizou que a ação frustrou qualquer intenção de Moscou em negociar uma solução para o conflito no Leste Europeu. Com informações de Metrópoles.