KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) investiga mais um caso suspeito de gripe aviária no Zoológico de Brasília. Um emu, ave de origem australiana do plantel do Zoo, apresentou sinais clínicos compatíveis com a doença. Diante do cenário, uma nova investigação sanitária foi aberta para apurar a suspeita e, por isso, o Zoo permanecerá fechado por mais tempo. Antes dessa suspeita, a expectativa era que a reabertura ocorresse nesta sexta-feira (13/6). Por enquanto, não há previsão de retomar o funcionamento.

O animal apresentou sintomas neurológicos e evolução do quadro clínico. A equipe técnica da Seagri optou por realizar a eutanásia e a coleta de amostras biológicas, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP), referência nacional na análise de influenza aviária, nesta quinta-feira (12/6)”, informou a pasta.

Enquanto aguarda o resultado laboratorial, a Seagri-DF, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), decidiu manter a interdição total do parque. “A medida tem caráter preventivo e visa proteger a saúde dos animais, dos trabalhadores e dos visitantes, além de evitar possíveis focos de disseminação da doença no Distrito Federal”, completa a nota.

Até o momento, não foram observadas alterações comportamentais ou clínicas em outras aves e animais do zoológico. No entanto, segundo a pasta, a manutenção da interdição é “essencial para garantir o controle epidemiológico e a segurança sanitária da fauna local”.

Primeiro caso

O primeiro caso de gripe aviária no DF foi confirmado após um irerê ser encontrado morto dentro do Zoo. A ave, neste caso, não fazia parte do plantel.

Quando o primeiro caso foi confirmado, o secretário de Agricultura do DF alertou a população para que fique atenta aos sintomas da gripe aviária e reporte qualquer suspeita para a pasta, pelo WhatsApp (61) 99154-1539. Os sintomas são:

  • Pescoço tombado;
  • Tosse;
  • Espirro;
  • Diarreia;
  • Animal cambaleante ou morto.

Com informações de Metropoles.

Artigo anteriorDeputado Adjuto Afonso recebe a Medalha de Ouro Cidade de Manaus da Câmara Municipal
Próximo artigoPrefeitura de Manaus pede que população reforce cuidados para prevenir doença mão-pé-boca