A 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia, evento inédito no Estado, encerra neste sábado, 20.08, no Centro de Convenções Vasco Vasques 2 (CCA2), com palestras e painéis sobre temáticas que se apresentam como tendência para a Amazônia como Turismo de Aventura, de Base comunitária, além de turismo em áreas protegidas como a pesca esportiva em território indígena de base legal.
“A nossa proposta de qualificar um ambiente favorável aos negócios no segmento de Turismo, com vistas ao desenvolvimento do setor, está transparente na programação que procurou temáticas atuais e pessoas gabaritadas para conduzir esse diálogo durante a feira”, afirma Euler Guimarães, presidente do Codese Manaus, responsável pela realização da 1ª FPEA.
A partir das 14h, os portões são abertos para entrada gratuita do público, que poderá conferir também atividades de aventura como slackline, parede de escalada, tirolesa, além de praça gastronômica e atração musical com o cantor Leonardo Castelo Branco.
Abrindo a tarde de palestras, a coordenadora do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Glaubécia Teixeira, doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, fala sobre o tema “Políticas Públicas de Turismo nas Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro” a partir das 14h, no palco principal.
Na sequência, o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Wildney Mourão, aborda o tema “Turismo de base comunitária: resultados e desafios”, às 15h.
No Espaço de Negócios, de 15h às 16h, acontece a palestra “O que é o turismo de aventura? Quem pode fazer?”, com a empresária Bergsan Sampaio, da Sanadverture Turismo de Aventura, com sede em Novo Airão e atuante no parque nacional de Anavilhanas e Jaú.
A partir das 16h, no mesmo local, o empresário James Figueiredo, da To Go Sports, também dedicado ao Turismo de Aventura no Amazonas, junta-se à empresária Bergsan Sampaio para o painel “Turismo de Aventura x Esporte de Aventura, quais as diferenças e como pode apoiar o turismo na região Amazônica”.
O convidado nacional da 1ª FPEA, Rodrigo Salles faz a palestra “Turismo de Pesca Esportiva em Terras Indígenas – Uma Visão Socioambiental e Técnica de operações de base comunitária para pesca esportiva”, a partir das 17h, no palco principal. Explorador e co-fundador da Untamed Angling, desde 2008 realiza expedições e operações em parceria equitativa com os povos nativos da Amazônia, sendo responsável por operações “world class lodges and services”, serviço executivo de classe, em lugares remotos lugares da Amazônia Brasileira.
Das 18h às 19, a plataforma “Amazônia que eu quero”, da Fundação Rede Amazônica, apresenta o resultado do Canvas de Turismo realizado durante a feira, com diagnóstico da realidade do segmento no Amazonas.
Em seguida, de 19h às 19h40, acontecerá a apresentação dos vencedores do 1º HackaTur, maratona de inovação inédita sobre a temática. Os participantes apresentarão suas ideias e soluções em tecnologia dentro do contexto de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura.
A partir das 20h, acontece a solenidade de encerramento do evento, conduzida pelo presidente do Codese, Euler Guimarães, e presença dos apoiadores e autoridades convidadas, seguida do show do cantor Leonardo Castelo Branco.
Sobre a Feira
Durante três dias, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus) promoveu painéis, debates, exposição e feira de artesanato, além de rodadas de negócio, entretenimento e o 1º HackaTur, maratona de inovação dedicada ao Turismo de Natureza.
Com o slogan “A Amazônia é uma aventura”, o evento contou com patrocínio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com o objetivo possibilitar que os diferentes setores do segmento de turismo criassem conexões e negócios, gerando soluções para o turista e investimentos para a região.
Sobre o Codese Manaus
Com representantes de mais de 25 instituições de diferentes segmentos da sociedade, o Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formado pela sociedade civil organizada. Juntos, os membros e participantes buscam propor soluções para o futuro da cidade de Manaus, pretende cumprir com o papel de planejar, propor e executar planos, estudos, projetos e iniciativas de tais propósitos.
O Codese Manaus surgiu em 2018, baseado em experiências semelhantes de cidade como Maringá, Uberlândia, Brasília, Goiânia, entre outras, todas elas inspiradas no projeto “O Futuro da Minha Cidade (FMC)”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Programação:
20.08 – Sábado
10h às 21h20: HackaTur | Espaço de Inovação
14h às 15h: Palestra “Políticas Públicas de Turismo nas Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro” –
Glaubécia Teixeira (UEA) | Palco Principal
15h às 17h: Palestra “Turismo de base comunitária: resultados e desafios” – Wildney Mourão,
RDS do Uatumã, RDS do Rio Negro e RDS Puranga Conquista (Fundação Amazônia Sustentável)
| Palco Principal
15h às 16h: Palestra “O que é o turismo de aventura? Quem pode fazer?” – Bergsan Sampaio
(Sanadverture Turismo de Aventura) | Espaço de Negócios
16h às 17h: Painel “Turismo de Aventura x Esporte de Aventura, quais as diferenças e como
pode apoiar o turismo na região Amazônica” – James Figueiredo e Bergsan Sampaio (To Goal
Sports e Sanadverture Turismo de Aventura) | Espaço de Negócios
17h às 18h: Palestra “Turismo de Pesca Esportiva em Terras Indígenas – Uma Visão
Socioambiental e Técnica de operações de base comunitária para pesca esportiva” – Rodrigo
Salles | Palco Principal
18h às 19h: Apresentação “Amazônia que eu quero”, resultado Canvas de Turismo de Base
Sustentável (Fundação Rede Amazônica) | Palco Principal
19h às 19h40: Apresentação dos vencedores do HackaTur | Palco Principal
20h às 21h: Mesa de encerramento: Codese, Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas,
Ministério do Turismo, FAS, Sebrae, UEA| Palco Principal