Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (18) mostra que 64,9% da população discorda da nomeação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Eis a íntegra.
O presidente Jair Bolsonaro disse na última quinta-feira (11) que pretende indicar seu filho 03 para o cargo. No entanto, apenas 28,7% dos brasileiros concordam com a iniciativa. Outros 6,5% não souberam responder.
A pesquisa foi feita nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de julho de 2019. Foram ouvidas 2.118 pessoas em 160 municípios de todos os Estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

A possível indicação de Eduardo foi alvo de críticas de políticos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nas redes sociais, o tema foi tratado com humor, zoação e memes. O cantor Caetano Veloso, por exemplo, riu da pronúncia do inglês do deputado.
Na terça-feira, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que o Itamaraty já tem pronta uma minuta para enviar aos EUA apresentando o nome de Eduardo para o cargo. Bolsonaro falou que isso será feito em breve “se Deus quiser”.
Ao conversar com jornalistas na Argentina na quarta-feira, Bolsonaro falou na hipótese de Eduardo virar ministro das Relações Exteriores –e o chanceler Ernesto Araújo ser indicado para a embaixada em Washington. O presidente não deixou claro se vocalizou essa possibilidade a sério ou brincando.
Processo para nomeação
O processo de nomeação de um embaixador começa com a indicação feita pelo presidente no Diário Oficial da União.
Se Eduardo for indicado, o nome dele deve ser apresentado à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Depois, o candidato a embaixador será submetido a uma sabatina na Comissão. Em votação secreta, os senadores decidirão se é ou não apto ao cargo.
Em caso de maioria favorável, o nome segue para o plenário da Casa. A votação é secreta e por maioria simples.
O caso mais recente de veto à indicação de embaixador foi em 2015. A presidente Dilma Rousseff indicou o nome de Guilherme Patriota para o cargo de embaixador na Organização dos Estados Americanos. O nome dele foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores, mas, no plenário, foi derrotado por 38 votos a 37.
PERFIL DE EDUARDO BOLSONARO
O filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, 35 anos, é formado em direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Fez intercâmbio nos Estados Unidos pelo “Work Experience”, World Study (2004 a 2005), e pelo curso de direito na Universidade de Coimbra (2006).
Eduardo também já atuou como escrivão da Polícia Federal de 2010 a 2015. Em 2014, foi eleito deputado federal em São Paulo pelo PSC com 82.224 votos. Em 2018, foi reeleito pelo PSL com 1.843.735, sendo o mais votado do país. Eduardo também é líder do PSL em São Paulo. (Poder 360)










