O minicurso de horta urbana, realizado durante dois dias no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul de Manaus, encerrou as atividades ontem (17) com o módulo prático de implantação de canteiros demonstrativos de hortaliças de diversos tipos, como cebolinha, couve, chicória, quiabo e coentro. Os canteiros, feitos a partir do reaproveitamento de pneus, passarão a compor a paisagem do parque e servirão para incentivar os frequentadores a adotarem a prática do cultivo de hortas caseiras.

Esse é o quinto minicurso realizado, este ano, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), dentro de uma grade que será oferecida até dezembro. “Além de ensinar as técnicas de cultivo das hortaliças, o minicurso estimula também os participantes a reaproveitarem resíduos, seja para a montagem dos canteiros como também para a produção do adubo orgânico que será utilizado no plantio”, explica o engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, técnico do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas e instrutor do minicurso.

Os minicursos fazem parte da estratégia da Semmas de incentivo ao envolvimento da população nas ações de arborização da cidade. De acordo com a diretora de Arborização e Paisagismo do órgão, Rosemary Bianco, os resultados têm sido bastante satisfatórios. “É cada vez maior o interesse das pessoas pelos temas abordados e, consequentemente, a identificação delas com a arborização e o verde de um modo geral”, explica.

Muitos dos alunos participam desde as primeiras edições do minicurso. É o caso, por exemplo, da assistente social Darcy Ramos, moradora do Japiim. “Sempre gostei de plantar e aqui nos minicursos encontramos a possibilidade de conhecer as técnicas e aprendermos a fazer de maneira correta”, afirma ela, que diz já ter incentivado os vizinhos a participar das aulas e arborizar uma área verde da rua onde moram. “Além de corrigirmos o que foi deteriorado, estamos ajudando a amenizar o calor, o que é importante e muito necessário”, avaliou.

Moradora do São Jorge, Olinda Marinho aplica os conhecimentos adquiridos em um projeto desenvolvido junto à Divisão Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Assessoro as cozinhas de 86 escolas municipais e vamos iniciar a produção de hortas escolares. O que aprendo aqui tem ajudado demais. A ideia é desenvolvermos primeiramente em dez escolas-polo e assim contagiarmos as demais a desenvolver esse trabalho que exige muita dedicação”, afirmou.

Até o final do ano, deverão ser oferecidos no Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho os minicursos de produção e cultivo de mudas frutíferas, arranjos florais e plantas ornamentais nativas. Para participar, basta ligar para 3236-6557 ou 3236-7330. Os minicursos são gratuitos.

Artigo anteriorAssociação ArtBrasil realiza oficina teatral na próxima sexta-feira
Próximo artigoRodrigo Maia garante aquisição de equipamentos para a Rádio Câmara Manaus