A chuva torrencial da manhã desta quinta-feira (26) não impediu o trabalho de panfletagem de divulgação do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Manaus (PlanMob-Manaus) realizado pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nos Terminais de Integração de várias zonas de Manaus e em pontos estratégicos da cidade.

Terminal 1 (T1), da Constantino Nery; Terminal 2 (T2), da Cachoeirinha, Terminal 3 (T3), da Cidade Nova; Terminal 4 (T4), do Jorge Teixeira, e Terminal 5 (T5), do São José Operário, além das esquinas da Djalma Batista com a rua Pará, nas proximidades do Posto 700, e avenida J esquina com a rua 5, bairro Alvorada, receberam vereadores e suas equipes, que fizeram a entrega de panfletos e convidaram a população para participar das audiências públicas de segunda-feira (30) até quinta-feira (03 de dezembro), no plenário Adriano Jorge da Casa Legislativa, a partir das 14h.

Por onde passaram, convidando os usuários a participarem das discussões, a receptividade foi boa, como destacaram os vereadores. No T3, onde a equipe comandada pelo presidente da Comissão Especial de Análise do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (Comeplan) da CMM, Felipe Souza (PTN) e pelo presidente da Comissão de Transporte Viação e Obras Públicas da Câmara (COMTVOP/CMM), Rosivaldo Cordovil (PTN) chegou cedo para a panfletagem, os usuários deram atenção aos parlamentares.

Manoel Bentes, usuário do transporte coletivo, aproveitou para destacar a iniciativa, especialmente quanto à implantação de mais terminais de integração. “Muitas vezes a gente passa quase duas horas esperando o ônibus”, disse ele, que considera a ideia muito boa para dar agilidade e reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus.

O usuário considerou que a mobilização da população é importante para reivindicar. “A abertura de novas vias seria muito bom. A avenida das Torres dá acesso a todos os lugares. Podiam fazer mais vias como essas para escoamento”, sugere ele. “Para mim, seria bom abrirem mais espaço para o trânsito devido ao número de carros”, afirmou.

O ambulante Marcley Rodrigues também acredita que o Plano de Mobilidade Urbana vai ajudar no sentido de melhorar o trânsito e o tráfego de veículos, mas sugeriu a colocação de mais semáforos em pontos estratégicos para a passagem de pedestres com maior segurança. “Uma sinalização melhor seria muito bom”, frisou.

Balanço positivo

“Espero, realmente, que a população entenda a sua importância de participar do Plano de Mobilidade Urbana, dar sua opinião e sugestão para que possa contribuir para a melhoria da cidade”, assegurou Felipe Souza, ao destacar que a panfletagem foi proveitosa, apesar da chuva.

Para ele, a iniciativa veio agregar ao trabalho da Comissão e somar, no sentido de assegurar uma grande participação popular nas discussões. O vereador lembrou que a implantação do BRT (Bus Rapid Trânsit), quando estiver 100% implantado vai ajudar no transporte público de massa. “Acredito também que a expansão da malha viária vai ajudar a desafogar o trânsito, e penso que a implantação de diversas ciclovias vai permitir que as pessoas possam se locomover mais facilmente de bicicleta até para o seu trabalho. O funcionamento do sistema de hidrovias também vai ajudar a desafogar o trânsito da nossa cidade”, garantiu.

Para o vereador Rosivaldo Cordovil, o convite pessoal junto aos usuários, sem dúvida, agrega, é positivo. “Receberam muito bem o convite. Teve um usuário que queria saber onde ficava a Câmara para estar presente nas audiências. Ele disse que ficou feliz em ser convidado a estar presente. Garantiu que, como usuário e pedestre, queria dar sua contribuição”, destacou.

Cordovil lembrou que a Câmara cumpre com o seu papel. “É importante que a população participe, pois sofre com os engarrafamentos e enfrenta os problemas do trânsito no dia a dia. Sabemos da existência de vários gargalos e que precisamos de mais viadutos, passagens de nível e melhorar o transporte público. Esse plano vai nos dar o direcionamento. Esse plano vislumbra o pedestre, o usuário, o ciclista, o motociclista e o transporte público”, assegurou.

Em ação

Os vereadores Waldemir José (PT), Walfran Torres e Dr. Alonso Oliveira, ambos do PTC, Everaldo Farias (PV), Socorro Sampaio (PP) e Joãozinho Miranda (PTN) comandaram equipes, respectivamente no T1, T2, T3, Centro, Djalma Batista com rua Pará, e avenida J, esquina com rua 5, no Alvorada.

Já a equipe do vereador Elias Emanuel (PSDB) faz panfletagem na tarde desta quinta-feira, na avenida André Araújo esquina com Humberto Calderaro; e os vereadores Glória Carrate (PSD), Therezinha Ruiz (DEM), Joelson Silva (PHS) e Professor Samuel (PHS) transferiram para esta sexta-feira (27) a panfletagem na avenida São Jorge com avenida Ipase, em frente à Escola Municipal Carlos Gomes.

Equipes do presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), e do vereador Arlindo Júnior (PROS), também panfletaram nos Terminais 4/5 e Bola do Eldorado, respectivamente.

Audiências públicas

As audiências públicas temáticas de discussão do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus começam nesta segunda-feira (30), com o tema ‘Pedestres e Calçadas’; na terça-feira (1º) se discute ‘Ciclovias e Bicicletas’; na quarta-feira (2), o ‘Sistema de Transporte Público BRT (Bus Rapid Transit) e Automóveis’ e, na quinta-feira (3), Plano Viário e Hidroviário.

Os temas, de acordo com o relator do Plano, vereador Elias Emanuel (PSDB), esses temas são fundamentais para a implantação do plano.

Artigo anteriorSenadora Vanssa Graziotin apresenta relatório final da CPI do Carf e admite resultado modesto
Próximo artigoPrefeito de Boca do Acre, Iran Lima da Associação dos Municípios, é afastado por determinação da Justiça e vice assume