O índice do insucesso escolar, que mede a taxa de abandono e reprovação, teve uma queda de 33% na rede municipal de ensino, considerando um universo de 226 mil estudantes das zonas urbana e rural de Manaus. O índice de 16,4% em 2013 caiu para 11% em 2014. O resultado é baseado nos dados do Ministério da Educação (MEC).

Em consequência da redução do abandono e do índice de reprovação, a rede municipal de Manaus teve uma elevação na taxa de alunos aprovados. A capital amazonense foi a cidade brasileira que apresentou o maior crescimento na aprovação, em 2014. Com a elevação de 6,5% do índice de aprovação, os alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passaram de 83,6% aprovados, em 2013, para 89% aprovados em 2014. Esse resultado também foi o melhor apresentado em 15 anos.

Dados do MEC também indicam queda de 41%, em 2014, no índice de abandono escolar da rede municipal de ensino, comparado com o ano anterior, quando saiu de 4,6% para 2,7%. Com esse resultado, Manaus é a segunda capital brasileira que mais reduziu a taxa de abandono, no País, ficando atrás somente de Palmas, no Tocantins, que reduziu o abandono escolar em 80% e chegou a um índice de 0,1%. Com esse índice, a capital amazonense saiu do 25° lugar e passou a ocupar a 17ª posição entre as capitais brasileiras, em 2014. As informações consideram os alunos do Ensino Fundamental.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, assegura que o resultado faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido no município para melhorar a gestão da qualidade de ensino. De acordo com ela, o prefeito Arthur Virgílio Neto, desde o início de sua administração vem redirecionamento o munícipio para a melhoria da educação.

Segundo ela, os números refletem a melhoria do fluxo escolar e o índice que o município vai colher no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por meio da Prova Brasil. “Também é reflexo do compromisso do prefeito Arthur com a educação do município, de todas as ações que estamos desenvolvendo a frente da Semed e, sobretudo, pela qualidade do trabalho que vem sendo realizado, em sala de aula, pelos nossos professores”, explicou.

Trabalho realizado

Os resultados são frutos do trabalho realizado Prefeitura de Manaus, por meio da Semed. Com o Centro Municipal de Atendimento Sociopedagógico (Cemasp), da secretária, um dos meios de combate ao abandono escolar, são realizados atendimentos interdisciplinares a pais, responsáveis e a alunos, que comecem a apresentar faltas mais frequentes, nas escolas da rede municipal.

O atendimento é feito de acordo com a solicitação das unidades escolares da rede municipal. A outra forma de solicitar o atendimento do Cemasp é pela Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai), quando o aluno já abandonou a unidade escolar e precisa ser resgatado pela equipe multidisciplinar do Cemasp. A equipe é composta por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

Gestão integrada

No começo de 2014, a Semed também implantou a Gestão Integrada de Educação – Avançada (Gide-Avançada) nas 501 escolas municipais da rede. Com a nova metodologia, a pasta tem desenvolvido ações em busca de elevar a qualidade da educação, com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com a elevação da aprovação, a redução do abandono escolar e das taxas de insucesso escolar, compostas por índice de reprovação e abandono.

Com a Gide, 100 assessores de gestão atuam diariamente nas escolas da rede. Cada assessor é responsável por cinco escolas e visita uma por dia, de segunda a sexta-feira. Esses profissionais atuam como apoio às unidades da rede, para que aprimorem o seu sistema de gestão, identifiquem pontos de melhorias nos processos pedagógicos e administrativos, que impactam diretamente no desempenho dos estudantes, como infrequência, baixo rendimento, dificuldade de aprendizagem, dentre outros.

Em 2015, a Semed passou a realizar outra ação, chamada de Relatório de Análise e Desvio de Meta (RADM). Esta ação é feita em um dia a cada bimestre, previsto em calendário escolar, em que as escolas param as aulas e desenvolvem atividades voltadas para análise dos resultados alcançados e desempenho dos alunos. Em cima dos dados levantados, são desenvolvidos planos de ação que são trabalhados no bimestre seguinte para solucionar as lacunas encontradas.

Essas ações beneficiam, cerca de 227 mil alunos matriculados nas 501 escolas municipais da Semed. A secretaria tem a terceira maior rede do País, quando considerados o número de unidades escolares, fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

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