Como parte da programação da Semana do Turismo em Manaus, 40 alunos da Escola Municipal Terezinha Moura Brasil participaram do projeto Turismo Solidário, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para muitas crianças, o roteiro para conhecer o Mercado Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas e o Paço da Liberdade foi inédito. O city tour também foi realizado no Parque Cidade da Criança com o Instituto de Caridade Casa da Criança.

O estudante Daniel Sarmento, 10, nunca havia visitado uma exposição de quadros e aproveitou para registrar tudo com seu smartphone no Paço da Liberdade. “É muito legal, aqui é bem bonito e eu estou gostando muito do passeio e de conhecer esses lugares”, afirmou. Daniel, assim como o colega Emanuel Chaves, 12 não conhecia os pontos turísticos do centro da cidade. “Aqui parece uma mansão. Isso é um palácio!”, exclamou Emanuel sobre o Paço.

Daniel e Emanuel são do 4º ano da rede municipal de ensino. A escola Terezinha Moura Brasil fica no bairro da Compensa e mesmo sendo um bairro muito próximo do Centro, a maioria dos alunos tem desconhecimento sobre os locais visitados. Para a professora Tatiane Soares, o projeto apresentou uma interessante oportunidade didática para o processo de aprendizagem. “Acho maravilhoso este momento porque muitos deles não frequentam o Centro, nem conhecem estes pontos turísticos. Apesar de morarem próximo, não tiveram esta oportunidade”, disse a professora.

O diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, destaca que o projeto tem o objetivo de divulgar os atrativos turísticos e históricos da cidade. “É uma oportunidade única para nós proporcionarmos este momento aos estudantes que não têm condições de visitarem com frequência nossos espaços e também uma ação muito importante para o Turismo local”, destacou.

Artigo anteriorPremiações aos campeões encerra Olimpíada da Terceira Idade
Próximo artigoSobe para 769 o número de mortos da tragédia em Meca