Treze vereadores farão parte da Comissão da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas, criada na manhã desta segunda-feira (1º), durante abertura da sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O anúncio da criação foi dado pelo presidente da Casa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), conforme havia garantido na semana passada na reunião com membros da Rede Um Grito pela Vida, presentes também na sessão.

A Frente Parlamentar, que tem como objetivo acompanhar as políticas públicas relacionadas à temática do tráfico de pessoas, será composta pelos vereadores: Professor Bibiano (PT); Professor Samuel (PPS); Massami Miki (PSL); Walfran Torres (PTC); Elias Emanuel (PSB); Joãozinho Miranda (PTN); Rosivaldo Cordovil (PTN); Jairo da Vical (PROS); Waldemir José (PT); Professora Jacqueline (PPS); Gilmar Nascimento (PDT), Luis Mitoso (PSD) e Socorro Sampaio (PP).

O autor da proposta de criação da Frente Parlamentar, Professor Bibiano, indicado a presidir a comissão, elogiou a ação do presidente da Casa Legislativa por sinalizar o compromisso com o enfretamento contra o abuso do crime em milhares de pessoas. “Essa temática será aprofundada na ocasião em que a Rede estará fazendo leitura contundente dos casos reais a respeito dos crimes. Bosco teve a sensibilidade de trazer a criação da pauta ainda este ano. Teremos uma voz neste parlamento para somar contra o crime de tráfico de pessoas”, ressaltou Bibiano.

Caso

Na ocasião, o parlamentar observou o exemplo de um pai, presente no plenário, que teve seu filho vítima do tráfico de órgão, em uma intervenção cirúrgica em um pronto socorro da cidade. De acordo com Bibiano, o pai do menino deu entrada no hospital com a criança que apresentava dores abdominais. Após falecimento do menor, a família descobriu que foram retirados os dois rins da criança. “É um tipo de crime prático e rentável aqui em Manaus, que não pode continuar despercebido. Precisamos envolver todos os entes responsáveis contra este tipo de crime”, disse Bibiano, ao acrescentar que a prática do crime já ultrapassa um lucro de R$ 40 bilhões à rede criminosa, e que se estende em mais de 100 países.

“A Rede um Grito pela Vida trouxe esse ‘grito’ que não pode mais permanecer em silêncio. Estado, Município, governo federal e este parlamento, assim como este pai tem a sua responsabilidade de enfrentar e combater esse tipo de violência e essa rede de criminosos”, acrescentou o vereador.

Preocupado com o relato de Bibiano, o vereador Elias Emanuel disse que a constatação do crime é grave e que merece investigação da Polícia Federal, da Assembleia Legislativa e da CMM. “Não quero descartar a possibilidade, mas saber que existe um pai aqui nesta Casa clamando justiça. É uma ocorrência que deve ser levada aos ouvidos das autoridades. Isso me causa total impugnação”, reforçou Elias Emanuel.

Por sua vez, Bosco Saraiva afirmou que a Frente Parlamentar vai tomar as devidas atitudes diante de situações, principalmente ao caso exposto. “A primeira reunião da comissão será amanhã (2) na sala de comissões para começar os trabalhos”, afirmou Bosco Saraiva.

Artigo anteriorMaciel cobra a promulgação da meia-entrada para professores nos cinemas e teatros
Próximo artigoOperação Natal Legal encontra mais de 400 produtos fora do prazo de validade