Parintins – Pais de crianças e adolescentes do projeto em andamento do Boi Caprichoso em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) participaram de promoção de saúde bucal na tarde desta sexta-feira, 07, na Escola de Artes “Irmão Miguel de Pascalle”. O odontólogo Ângelo Maklouf, sócio do bumbá, fez palestra, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de kits de higiene.

Ao final, houve apresentação do Boi Dentuço, criado pelo dentista no município de Barreirinha, para levar informação de forma lúdica às pessoas. “As crianças aprendem muito rápido a cultura do boi-bumbá influenciados por Parintins e criamos uma atividade de grande impacto que pudesse entrar nos lares para atingir desde as crianças até adultos. Assim, nasceu o boi da saúde bucal”, explicou.

No Boi Dentuço tem sinhazinha da alegria, ritual de batalha das bactérias contra os dentes saudáveis, pajé personificado de guardião do dente, deusa do sorriso, entre outros. “A garotada sai feliz e satisfeita. Através do boi, a gente tem conseguido melhorar a qualidade da saúde bucal em Barreirinha e compartilhamos com o Caprichoso, de onde sou sócio torcedor. Agradeço muito a diretoria”, enfatizou o odontólogo.

A garotada da Escolinha de Artes do Caprichoso recebeu recomendações de como prevenir cáries, doenças periodontais, gengivite, periodontite, escovação correta e ainda tiveram aplicação de flúor. O odontólogo deu orientação aos pais sobre os cuidados com os filhos, uso de prótese e higiene de bebes. “Foi uma atividade válida para todos nós, uma troca mútua de aprendizado”, avaliou Ângelo Maklouf.

O presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo, acompanhou a promoção de saúde bucal feita pelo odontólogo e ressaltou, que quando fundou a Escolinha de Artes em 1997, pensou na parte social, sem distinção de cores, para as crianças de Parintins. “Fico feliz pelo dentista, sócio do boi, ter escolhido a Escolinha de Artes para o projeto social de saúde, orientação às crianças e aos pais”, afirmou.

A gestora da Escola de Artes, Lilian Alves, declarou que o ciclo de palestra faz parte do projeto da Fundação Caprichoso com patrocínio da Seas e acontece desde o início das oficinas de arte-educação no mês de agosto. “Todo mês, temos duas palestras. São vários temas. Chegamos a quinta palestra e primeira no mês de novembro com tema saúde bucal em parceria com o doutor Ângelo para trazer novos conhecimentos”, concluiu.

Artigo anteriorPC e PM prendem acusado de tráfico drogas em Santa Isabel do Rio Negro
Próximo artigo“Preguiçoso e medíocre”: Procurador é condenado por difamar colega durante eleições para a OAB-AL