A partir desta terça-feira, até o dia 9 deste mês, a Prefeitura de Manaus divulga a quinta chamada e libera o sistema de remanejamento dos candidatos aprovados no Programa Bolsa Universidade. O Programa é executado pela Escola de Serviço Superior Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Este ano, o Programa, que está em sua sexta edição, irá beneficiar mais de 10 mil pessoas, com bolsas parciais ou integrais em cursos de Ensino Superior, em 14 instituições parceiras.

De acordo com a diretora-geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, todas as 14 instituições de ensino parceiras ainda possuem vagas em aberto, para diversos cursos. As bolsas disponíveis são de 50% do valor total do curso.

Os candidatos aprovados devem fazer o remanejamento através do site: bolsauniversidade.manaus.am.gov.br. O resultado será divulgado no dia 10, através do mesmo endereço eletrônico. A entrega dos documentos dos novos alunos será feita nos dias 13 e 14, na sede da ESPI, que fica no bloco D da Universidade Nilton Lins, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, nº 60, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.

A entrega de documentos deverá ser feita entre as 8h e 17h.

Para garantir o benefício, é necessário cumprir as três etapas do processo seletivo, previstas em edital: inscrição eletrônica, classificação e entrega de documentos.

Contrapartida – Ao serem contemplados pelo Programa, os estudantes firmam o compromisso de prestar serviços à Prefeitura de Manaus por meio da Contrapartida, de acordo com o que estabelece o Decreto nº 0223/2009, Seção III, Capítulo VI, Art. 13, participando efetivamente de diversos projetos socioeducacionais. O bolsista integral cumprirá 16 horas semanais em serviços de Contrapartida; o bolsista parcial com 75% de benefício, 12 horas semanais; já o bolsista parcial com 50% de benefício, deverá dedicar 8 horas semanais aos projetos, quando da sua convocação.

Bolsa Universidade – Trata-se de um programa de caráter socioeducacional, executado pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação. O público-alvo é formado por estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear os estudos. O Programa foi criado pela Lei nº 1.350 de 7 de julho de 2009. Atualmente, 14 instituições parceiras estão credenciadas no Programa: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte. Até 2013, foram ofertadas mais de 53 mil bolsas de estudo.

Artigo anteriorBoatos de que corpos foram encontrados no Sul do Amazonas, leva Polícia Federal a emitir nota
Próximo artigoMais de 80 mil alunos são beneficiados com o Programa Saúde na Escola