Segundo o procurador geral Paulo Schmidt, o lateral rubro-negro, por ter sido expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, estaria impedido de atuar contra o Cruzeiro. André Santos foi julgado na última sexta e pegou um jogo, que deveria ter sido cumprido na partida contra o time mineiro. Devido à expulsão ter ocorrido em um duelo de outra competição, ela não é tida como automática, devendo ser cumprida apenas após o julgamento.
Com isso, o Flamengo pode perder quatro pontos (três da regra e mais um conquistado na partida), terminando a competição com 45 e rebaixado para a Série B, pela primeira vez na sua história. Isso porque o Vasco, que somou 44 e terminou em 18º lugar no Nacional, também pode ser "salvo pelo gongo".
André Santos (foto), deveria ter cumprido punição no jogo contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileito
Na derrota do Cruz-maltino por 5 a 1 para o Atlético-PR, na última rodada do Brasileirão, uma briga generalizada entre as torcidas organizadas presentes no estádio fez com que o espetáculo ficasse paralisado por cerca de 70 minutos. Todavia, de acordo com o artigo 21 do regulamento de competições da CBF, o árbitro tem 30 minutos para o decidir pela suspensão de um duelo. O presidente do clube carioca, Roberto Dinamite, inclusive, já admitiu entrar com o recurso junto ao STJD.
Sendo assim, o Vasco ganharia três pontos, enquanto o Furacão perderia os mesmos, chegando a 47 pontos. Se essa reviravolta for concretizada, Fluminense e Vasco dariam lugar a Portuguesa e Flamengo na Série B de 2014.