A empresa concessionária de água Manaus Ambiental explanou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ontem (24), os principais investimentos feitos nos últimos anos na cidade, durante audiência pública convocada pela Comissão de Água e Saneamento (COMASA) do Parlamento Municipal.
O presidente da empresa, Sergio Braga, citou os principais feitos nos últimos anos, entre eles o reparo de vazamentos em reservatórios, a redução do tempo de atendimento com o aumento do número de equipes, comunicação com líderes comunitários e prefeitura e caça a fraudes com ações comerciais.
Ele falou também sobre a previsão de investimentos na ordem de mais de R$ 25,11 milhões que beneficiará mais de 600 mil pessoas. Entre os investimentos estão a substituição de 10 km de Rede de Distribuição de Água em diversos macrosetores principalmente em áreas com elevado índice de vazamento, ligação nova para 17 mil novos clientes, instalação de quatro mil novos hidrômetros para clientes atuais e a substituição de 45 mil hidrômetros para atualização dos equipamentos, padronização de 3.000 ligações com a troca de ramal e cavaletes nas zonas centro sul e centro norte da cidade, redução de pressão de forma planejada para se evitar vazamentos substituição das válvulas das adutoras e recuperação da parte dos filtros da estação de tratamento de água na Ponta do Ismael e a troca de bombas e motores nas Elevatórias de Água e Esgoto.
Segundo Sérgio Braga, uma das principais metas da empresa é acabar com o desvio de água, responsável por encarecer a conta de água em muitos lares. “É um dos grandes problemas que enfrentamos, muitas pessoas que poderiam aderir a Tarifa Social tem o popular gato, e por isso não aderem porque não há vantagem para eles pagar para ter água, o que é errado e isso acaba prejudicando os outros, os vizinhos porque a pressão da água passa a ser menor e os demais consumidores que passam a ter a conta mais cara, é importante que todos tenham essa consciência, não furtar água representa mais investimentos e melhoria no serviço de abastecimento de água”.
Sérgio Braga também respondeu a vários questionamentos relacionados ao fornecimento de água e contas com cobrança indevida, como a da dona de casa Aldilene Silva. “Eu tenho hidrômetro em casa, mas não há ligação porque tenho poço, mesmo assim chegam contas mensais de até R$ 600, o que é um absurdo já que não existe consumo”.
O presidente da Manaus Ambiental anotou todos os questionamentos para serem levados para análise da empresa e prometeu dar uma resposta em breve aos comunitários.
Para o presidente da COMASA, vereador David Reis (PV) a audiência foi positiva, visto que esta foi a primeira vez em anos que a empresa Manaus Ambiental veio ao parlamento para tratar de investimentos. “Este é meu quinto mês nesse segundo mandato aqui na Câmara e desde que assumi como vereador nunca vi uma audiência pública para tratar de metas e compromissos da empresa Manaus Ambiental para a cidade dando a oportunidade para os comunitários apresentarem suas demandas, esse foi apenas um momento de outros que queremos realizar, espero que a Comissão possa ajudar no que for preciso para que de fato, seja oferecido um serviço de qualidade para os manauaras”.
Participaram também da audiência vários vereadores como o Sassá da Construção Civil (PT), que elogiou o momento, e disse esperar que a empresa realmente cumpra com todas as metas apresentadas na reunião. “O povo está cansado de ser enganado, a audiência é importante para dar voz ao povo, mas é preciso sair do discurso e oferecer de fato um serviço de qualidade, e para isso é necessário que os poderes se unam para criar leis que façam com que a Manaus Ambiental possa cumprir com suas obrigações”.
O vereador Reizo Castelo Branco (PTB), vice-presidente da COMASA, também parabenizou a audiência e espera que esse seja outros momentos como esse, aconteçam novamente na Câmara. “Essa audiência com a presença do presidente da Manaus Ambiental é histórico, sabemos que essa Comissão é nova, importante para a cidade e vamos cobrar da empresa todos os compromissos feitos pela empresa durante a audiência”.
Também estavam na audiência os vereadores Raulzinho (DEM), William Abreu (PMN), Chico Preto (PMN), Claudio Proença (PR), Wallace Oliveira (PTN), Joelson Silva (PSC), Missionário André (PTC), Dante (PSDB), Joana Dar’c Protetora dos Animais (PR), Fred Motta (PR), João Luiz (PRB) e Mauro Teixeira (PTN).