Além das academias a céu aberto para as comunidades nos bairros, a Prefeitura de Manaus está trabalhando na promoção da saúde dos servidores públicos. Ontem 25/5, os funcionários da Previdência Municipal deram início às aulas de ginástica laboral, visando aumentar a disposição e estimular a prática esportiva dos colaboradores.
“O servidor deve ser olhado além de sua força de trabalho. Ser visto como um indivíduo que precisa de cuidados, inclusive por parte do empregador”, justificou a assistente social Darla Gondim, da Manaus Previdência, que está acompanhando a implantação da atividade na instituição, numa parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). A ginástica laboral, acrescenta Gondim, é a extensão da mesma ginástica que é aplicada aos aposentados e pensionistas municipais desde abril. “Já estava previsto este trabalho junto aos servidores. Estimulando essa prática, pretendemos também ampliar a socialização entre os colegas”, disse.
As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras em dois horários: das 8h15 às 8h30 e das 8h35 às 8h50. São os mesmos dias em que é oferecida a atividade aos aposentados, que têm aula a partir das 9h.
Além de uma melhor disposição e bem-estar para a jornada de trabalho, a ginástica laboral também auxilia no combate e prevenção de doenças profissionais. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, resistência e concentração nas atividades desempenhadas.
Com a responsabilidade de manter os servidores da previdência em movimento, o professor Zacarias Nascimento enfatiza que a prática de exercícios é essencial para uma boa saúde. “O corpo em atividade resulta em uma melhor postura, humor e disposição. E no caso da ginástica laboral, conseguimos atingir grupos musculares que, geralmente, ficam ociosos devido aos servidores permanecerem muito tempo sentados’’, diz, do alto da sua experiência de 30 anos como professor de Educação Física.
Corpo em movimento
Uma das participantes da ginástica laboral é a servidora Claudia Soares, que relata ter saído da vida sedentária há três meses a partir da prática de hidroginástica. Ela lembra que, às vezes, uma noite mal dormida, tira o ânimo para o trabalho. “Mas, com a ginástica laboral, você acorda seu corpo antes das atividades, ganhando mais energia para trabalhar. Dá um up para o início da jornada de trabalho’’.
Mesmo com uma trajetória mais ativa, quando pedalava constantemente, a servidora Laise Oliveira disse que se sente sedentária por ter parado de andar de bicicleta desde quando adoeceu, há pouco mais de um mês. “Dificilmente tiramos um tempo para nos alongar em casa. Então, esta atividade é ótima”, diz. “Sou servidora pública há quase cinco anos e foi a primeira vez que pratiquei ginástica laboral. Até me empolguei para voltar a pedalar a partir de hoje’’, adianta.