Os 158 conselheiros locais de saúde da zona Sul de Manaus são o público alvo de oficina de capacitação sobre Participação Popular e Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), iniciada ontem (19), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, na rua Duque de Caxias, 958, bairro Praça 14, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O vento faz parte das comemorações dos 26 anos do CMS, criado dia 11 de junho de 1991.

“O processo de capacitação vai acontecer em todos os Distritos de Saúde, tendo como público alvo os conselheiros locais de saúde que foram eleitos este ano para representar 61 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Manaus. Para tornar o processo mais eficiente, a capacitação foi organizada para acontecer de formar distrital, de acordo com a área de atuação das UBSs e seus respectivos Conselhos Locais de Saúde (CLSs)”, explicou o secretário Marcelo Magaldi.

Os 158 conselheiros que estão participando da capacitação compõem 17 CLS, representando 17 UBSs da zona Sul de Manaus. Cada um dos CLSs representa uma instância do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e têm a função de propor, contribuir e deliberar sobre a gestão da saúde, de forma local, em Unidades de Saúde.

A gerente do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), Oriana Nascimento, esclarece que 50% dos representantes dos CLSs são eleitos entre os usuários do SUS, 25% escolhidos entre os trabalhadores e o restante entre os gestores. “Esperamos que a capacitação permita que conselheiros dos três segmentos estejam mais preparados para executar a função dentro das UBS´s, reforçando a importância da participação popular na gestão da saúde”, destacou.

O conselheiro Carlos Alexandre dos Reis, representante do segmento usuário na UBS Japiim, no bairro Japiim, acredita que capacitação irá contribuir para que os CLSs possam ajudar a minimizar os problemas na saúde. “Espero que o processo de capacitação venha acrescentar informação para que os conselhos exerçam o seu papel na melhoria da saúde na comunidade”, afirmou o conselheiro.

Programação – A oficina na zona Sul segue até a quarta-feira, 21/06, e vai abordar temas como os Princípios Doutrinários e Caracterização do SUS, Controle Social em Saúde, o Papel do Conselheiro, Competências e Rotinas da Diretoria Executiva dos CLSs, a Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS), Sistema de Regulação (Sisreg), Ouvidoria no SUS, Educação Popular em Saúde e Mobilização Social, Compartilhamento de Experiências Exitosas e Segurança nas UBSs.

A presidente do CMS, conselheira Cecília Mota, informa que a capacitação irá atingir os 577 conselheiros locais que tomaram posse este ano para atuação no período 2017-2020. A programação já aconteceu no Disa Norte, explicou a conselheira, e na próxima semana vai ser realizada no Disa Leste, de 26 a 28 de junho, e encerrando nos Disas Oeste e Rural, de 03 a 05 de julho.

“A oficina está sendo realizada de forma prática e a abordagem dos temas é feita por profissionais especialistas nas áreas discutidas, incluindo representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Tribunal de Contas da União (TCU). O importante é que os conselheiros locais aproveitem esse novo conhecimento para exercer de forma correta o papel dentro do território de atuação”, reforçou Cecília Mota.

Artigo anteriorCoral Infantil do Liceu Claudio Santoro apresenta ‘Riquezas do Brasil’
Próximo artigoGestores e pedagogos participam de Formação em Gestão de Projetos