Educadores, pais, alunos, comunidade e movimentos sociais de 84 unidades de ensino, da Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ Rural), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 21/7, da segunda edição dos Pré-fóruns Municipais de Educação do Campo, com o tema “Educação do Campo: Processos de Letramento e Alfabetização nas Modalidades e Níveis de Ensino. O Comitê Municipal da Educação do Campo ficou responsável pela realização do evento, composto por técnicos de vários setores da Semed.
O encontro tem o objetivo de dialogar sobre os limites e possibilidade de letramento e alfabetização nas diferentes modalidades e níveis de ensino nos contextos das escolas do campo nas áreas rodoviária e ribeirinha. Na oportunidade, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho (GT) por áreas. Cada GT recebeu orientações com questões direcionadas sobre a temática e com dinâmica de debate entre os participantes.
As diretrizes pedagógicas para Educação do Campo, debatidas no primeiro Fórum ocorrido ano passado, já foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME), de acordo com a resolução 14 do CME/2017, do dia 22 de junho deste ano.
Assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed e membro do Comitê Municipal da Educação do Campo, Marlenilza Marinho, destacou a impotência do debate e a participação de todos para um ensino de qualidade aos alunos do campo.
“O fórum é um momento de debate, de todos trazerem suas ideias para nós. A Semed está nesse momento ouvindo a sociedade, isso é extremamente importante, porque eles são os frutos para os quais a Semed trabalha por uma qualidade melhor”, disse.
A diretora da Escola Municipal Solange Nascimento na BR 174, Km 2,5, Marilandia Marinho, uma das unidades participantes do evento, disse que o fórum é importante para novos caminhos na educação. Para ela, quem ganha nesse contexto são os aproximadamente 980 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educado de Jovens e Adultos(EJA/1° e 2° segmentos).
“A Educação do Campo das escolas da zona Rural é um contexto em que os pais vão refletir, vamos trazer a comunidade para essa reflexão. Vamos trazer todo esse estudo para que todos tenham conhecimento da responsabilidade dos professores, da comunidade e dos alunos”, refletiu.
A doméstica Rosinalva Batista de Oliveira, 27, mãe da aluna Sara Fernanda Oliveira, 9, do 4° ano matutino, da Escola Municipal Maria Leide Amorim, localizada na BR 174, Km 4, Comunidade São João, afirmou que participar foi algo excelente para buscar a melhoria da aprendizagem na área do campo.
“Achei uma boa ideia, porque os pais puderam se expressar, falar o que pensam, dar opinião também, porque muitas das vezes os pais não têm essa oportunidade de falar, mas aqui todos estão dando uma contribuição”, concluiu.
Finalizado o Pré-Fórum, será feito um relatório, pelo Comitê Municipal da Educação do Campo, baseado nos debates e discussões, que será aparentado no Fórum Municipal da Educação do Campo, previsto para acontecer no dia 10 de agosto, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.