O Parque Municipal do Mindu, administrado pela Prefeitura de Manaus, abre espaço para o incentivo à sustentabilidade, ao lazer e à diversão com a realização de mais uma edição da Feira Criativa, realizada em parceria com o projeto Arte em Movimento.

O evento acontece sempre no último final de semana de cada mês e reúne em média 20 expositores de diferentes áreas da cidade, com a finalidade de divulgar o trabalho de reaproveitamento de resíduos sólidos desenvolvido por artesões locais. Neste final de semana, o evento recebeu a visita de 1,5 mil pessoas no parque.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson de Oliveira Júnior, atividades como esta evidenciam a importância de espaços como o Parque do Mindu serem abertos para a contemplação da natureza e também de sensibilização e educação ambiental.

“O Parque do Mindu foi criado como um símbolo de resistência e proteção ao meio ambiente pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e, hoje, desenvolve uma série de ações sociais e ambientais fundamentadas no conceito da sustentabilidade e voltadas para a população”, explica Antonio Nelson.

Na feira, artesões expõem produtos feitos a partir do reaproveitamento de materiais como pet, pneus e embalagens tetrapack, garrafas long neck, sabonetes biodegradáveis, entre outros. Além disso, acontecem no parque, também, diversas atividades nos finais de semana, a exemplo da Mostra Agroecológica, yoga, apresentação do Grupo Ágape de Escoteiros, desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão acadêmica, entre outras.

Em 2016, o parque teve mais de 80 mil visitantes. Neste sábado, 22/7, a unidade recebeu uma equipe de professores dos cursos de extensão do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), que percorreram as trilhas e receberam informações sobre a fauna e flora do local.

A feira criativa acontece uma vez por mês, abrindo espaço também para a geração de renda para famílias. Além de expor, os artesões comercializam os produtos e interagem com os visitantes. O parque possui também o café da manhã regional, que funciona aos sábados, domingos e feriados, no Chapéu de Palha, como uma opção de alimentação para os frequentadores.

Moradora do Alvorada, Joelma de Lima Melo, 30, considera excelente a oportunidade de expor seus produtos na feira. “O Mindu é um parque municipal onde vem muitas famílias e percebemos que as pessoas estão vindo cada vez mais visitar nossos estandes, conhecendo e valorizando nosso trabalho”, afirmou Joelma, que trabalha com reaproveitamento de garrafas, caixas de sapato e papelão.

A coordenadora do Arte em Movimento, Amanda Guimarães, observa que a parceria com a Semmas é importante por conta do objetivo do Parque do Mindu, que é o de ressaltar a importância da sustentabilidade e do meio ambiente, permitindo a proximidade entre arte e a sustentabilidade. “A cada edição temos novos expositores e todos gostam bastante”, observou Amanda, adiantando que a próxima edição será nos dias 19 e 20 de agosto.

A feira também fará parte da programação da Virada Sustentável, que acontecerá no próximo final de semana no Parque do Mindu.

Artigo anteriorSMTU participa de operação na Zona leste para coibir transporte irregular
Próximo artigoCarauari foi para a rua caminhar com Eduardo Braga