Carauari recebeu o candidato a governador pela coligação “União pelo Amazonas”, Eduardo Braga, com uma grande festa na manhã de ontem (23/07). No município, Eduardo se comprometeu que Carauari terá um governador atuante e comprometido com o povo.
A cidade acordou cedo. Por volta das 7h, a frente do aeroporto estava repleta de pessoas que aguardavam para recepcionar a comitiva de Eduardo. Pelas ruas do município, uma grande caminhada levou Eduardo até o palco montado em uma das principais avenidas da cidade.
O sol quente, mas o povo não arredou o pé e assistiu ao discurso onde Eduardo reafirmou seu compromisso em baixar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos da cesta da básica e do diesel, medida que vai baratear o custo de vida dos cidadãos amazonenses.
“No primeiro dia de governo vamos baixar o imposto sobre o arroz, o feijão, o gás de cozinha, o diesel, e outros produtos. Isso vai deixar o custo de vida do homem do interior mais barato e garantir alimentação e qualidade de vida de quem mora no interior do Estado”, promete.
O prefeito Bruno Ramalho ressalta que o município é grato a Eduardo por todas as melhorias adquiridas durante os seus dois mandatos como governador e por isso o município abraçou essa candidatura.
“Carauari teve muitas melhorias quando Eduardo foi governador: construiu o hospital, escolas e pavimentou a cidade. Ele trabalhou pelo município levando qualidade de vida ao povo e agora esperamos que ele volte a ser governador para resolver os problemas que passamos na educação, na saúde e na infraestrutura”, diz.
O município, localizado na calha do rio Juruá, padece com a falta de medicamentos no hospital regional de Carauari, além das escolas e da infraestrutura da cidade que precisam receber melhorias. A falta de empregos no município é um dos pontos que mais preocupa os cidadãos.
A dona de casa Silvia Batista conta que o povo está esperançoso com a possibilidade de ter um governador que ama o povo do interior e em que a população sabe que pode confiar. “Nós confiamos que Eduardo voltando para o governo o Amazonas vai melhorar, Carauari vai melhorar. Ele fez muito pela nossa cidade e fez muito pelo Amazonas e fazer muito mais voltando a ser governador”, diz a moradora.
Caminho para melhorar a segurança pública
Uma das questões de maior preocupação dos eleitores no Amazonas é a Segurança Pública. A solução do problema não passa apenas pela reequipagem das polícias Civil e Militar, mas também pela valorização dos profissionais que atuam no setor. É o que diz o candidato a governador do estado Eduardo Braga (PMDB), que tem a Segurança Pública como um dos eixos centrais do Plano de Emergência da coligação União pelo Amazonas.
“Não existe segurança sem profissional valorizado”, afirma Eduardo que em seu primeiro governo criou a data-base salarial dos policiais, instituiu o auxílio-moradia e os seguros de vida e contra a invalidez e triplicou o pagamento da GTE (Gratificação por Trabalho Extra), além de outras medidas que buscaram valorizar o profissional ou permitiram um maior efetivo de policiais nas ruas.
“Lugar de policial é na rua. Por isso, uma das nossas propostas no Plano de Emergência é de que nós possamos aumentar novamente o número de GTE, a Polícia Militar voltar a ter uma data-base salarial definida e, através do projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ criar conjuntos habitacionais para militares. São questões de gestão, de vontade de fazer, que eu e Marcelo vamos assumir com a população”, disse Eduardo.
Outra medida que será adotada no governo de Eduardo e Marcelo no que diz respeito à Segurança Pública é a reequipagem da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, uma demanda urgente da categoria e uma necessidade crescente da população. As medidas do plano emergencial para a Segurança, elaborado com base em estudos e diálogo com os setores especializados. O plano está disponível na página do candidato no Facebook.