O coronel Walter Cruz não é mais o subcomandante da Polícia Militar do Amazonas, em seu lugar assumi o coronel Claudenir Barbosa, que era responsável pela segurança do governador interino David Almeida, de quem é amigo. O militar, que é muito ligado ao ex-governador Amazonino Mendes, candidato do PDT ao governo do estado, já sabia que tinha o posto ameaçado desde quando David resolveu apoiar Rebecca Garcia para a disputa na eleição suplementar.
Fontes do Fato Amazônico informaram, que Walter Cruz recebeu a notícia de que não era mais o subcomandante da PM do comandante geral da instituição, coronel David Brandão.
Walter Cruz, participava de uma operação juntamente com militares do Exército e das policiais Militar e Civil no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).
David Almeida, que tem como candidata ao governo do estado na eleição suplementar a ex-deputado federal Rebecca Garcia (PP), sabia que Walter Cruz assumiu como subcomandante na PM na administração de José Melo.
O governador também era conhecedor de que quem levou Walter Cruz para o posto de subcomandante da PM foi Amazonino Mendes, que era uma espécie de consultor de José Melo e indicou o coronel para posto.